681818171876702
Loading...

Sabor de fel


L. Rogério


Desde criança sempre tentei justificar meus posicionamentos com relação a tudo na vida. Certa vez levei uma surra do meu pai (a única que me lembro) por não ter ido à escola. A justificativa: eu não tinha uma borracha. Desde então, percebi que precisava ser mais convincente em minhas justificativas (rs).

Porém, tenho procurado cada vez mais evitar as justificativas daquilo que creio e confesso - ou como diria meu pai: "ficar polemizando as coisas". Não preciso provar que Deus é Deus - Ele não precisa da minha ajuda pra isso. Não preciso provar que Deus me abençoa por causa do Seu santo nome - e não do meu. Na verdade, cansei da tentativa inútil de explicar que Deus não é Papai Noel e que não me abençoa por minhas atitudes! Nada que eu fizer O fará me amar mais, e nada do que eu deixar de fazer o fará me amar menos.

Porém, com a graça de Deus, jamais deixarei de pregar aquilo que creio e de refutar esse evangelho cínico da "egolatria" (II Tm. 3.2). Pregações e músicas que deixam bem claro a centralidade do homem na adoração. Sutilidades do capitalismo disfarçado de fé. Satisfação pessoal, sucesso e fama são os objetivos do tal evangelho da prosperidade, que quando não está às claras vem camuflado na "busca da sua vitória".

Frases como "quem tem promessa não morre" ilustram bem essa ala triunfalista de crentes. Além disso, destoam completamente do livro de Hebreus que deixa bem claro que toda aquela Galeria da Fé "morreu sem receber o que tinha sido prometido" (Hb. 11.13). Também é comum ouvir-se que "Deus mata pra te dar vitória" daqueles que se alistaram nesse Evangelho Talibã. E mais, esse bando de crentes mimados, que ao menor sinal da negativa de Deus ameaçam colocá-Lo na parede, rasgar cartão de membro, rasgar a Bíblia... que rasguem as suas roupas em sinal de humilhação e lamento por tanta bobagem que tem sido lançada ao povo de Deus, que muitas vezes é composto de gente tão humilde, quase incapaz de perceber tais ciladas.

Se está em jogo a valorização do ser humano, ninguém melhor do que Jesus para nos ensinar o quanto nosso Deus nos ama. A morte de Cristo na cruz é suficiente para me dizer o quanto Ele valoriza o ser humano, mas nada, nem ninguém pode distorcer o evangelho e colocar "você no palco". Aliás, como Zaqueu, quero descer o mais rápido que eu puder só para estar com Jesus, afinal, Zaqueu não conseguiu chamar Sua atenção - o Mestre simplesmente parou, olhou e disse: "Desce, Zaqueu!". Por isso é que não consigo esquecer o texto do meu amigo Franko Júnior quando ele cita o Salmo 50.21 “...Pensavas que eu era teu igual?”

Não, meu amigo... nosso lugar não é no palco! Nosso lugar é mesmo na plateia, com todos aqueles que creem que Jesus é o Astro. A Bíblia diz que "dEle, por Ele e para Ele são todas as coisas. A Ele seja a glória para sempre! Amém" (Rm. 11.36). Aliás, imaginar alguém no palco dizendo: "Aí, tá vendo, seus 'troxas', quando eu estava na prova ninguém quis me ajudar, né? Agora vocês vão ter que aplaudir a minha vitória!" - não me parece algo que glorifique ao Senhor. Penso que quando o Senhor Jesus me abençoa, o propósito principal de Sua ação é trazer glória ao Seu nome - não ao meu.

"Adorai o Rei do Universo! Terra e Céus cantai o Seu louvor" diz-nos o hino 124 da Harpa Cristã. Parece-me que esse compositor entendeu a essência do louvor e adoração. Ministros de adoração, líderes de louvor, dirigentes de culto, crentes... vamos centralizar a Cristo em nossa adoração. Não permita que o homem seja colocado no palco, precisamos tirá-lo de lá. No palco, o crente que acredita que Deus está no Céu à sua disposição, pronto a atender seus desejos e caprichos, tem realmente a ilusão de que "é o cara", que arrebenta, que vence, que destrói todos os seus inimigos (mesmo que esses sejam, na verdade, seus irmãos na fé). É por isso que ele tem "cara de vencedor" (e alguém me mostre, pelo amor, como é isso???).

Chega! Chega de "massagens do ego". Sim, eu quero que as pessoas vejam Jesus brilhando em mim, mas, como disse Jesus, para que "assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus" (Mt. 5.16) e não para que alguém se sinta diminuido ou arrependido de não ter me ajudado quando precisei. A vingança pertence ao Senhor (Dt. 32.35). Creio que quando sou abençoado, todos ao meu redor também são alcançados. Não quero ser a atração da festa. Não quero estar no palco, pois creio que Deus "escolheu o que para o mundo é insignificante... a fim de que ninguém se vanglorie perante Ele" (I Co. 1.28,29).

Sim, tenho que admitir: minha vitória tem sabor. Tem sabor amargo. Tem sabor de fel. Minha vitória tem sabor de sangue! Sangue carmesim derramado na cruz pra me dar vitória sobre o pecado. Sangue que purificou-me de minhas iniquidades e trouxe-me das "trevas para a Sua maravilhosa luz" (I Pe. 2.9), onde posso ver todas as armadilhas do diabo, que quer fazer-me acreditar que mereço estar no palco.

Jesus, a Ti a honra, a glória e o louvor para todo sempre. Amém.




Publicado em Escola de Adoração e divulgado no Genizah




Artigos 8364426075180075915

Postar um comentário

  1. Não estou aqui para defender esse evangelho egocêntrico, que tem sido pregado em muitos púlpitos ! Agora, não podemos ser extremistas, quanto aqueles que receberam promessas de Deus e que de fato não morreram, sem que antes estas mesmas não se cumprissem em suas vidas. Ex: Davi,Jacó Gn. 28:15- Simeão Lc 2:26 Pedro Lc 5:9b Atos 2:37 a 41... se eu fosse pegar todos os exemplos esse espaço seria pequeno, sem contar os de agora, que em pleno século XXI, receberam promessas e não morreram sem que as mesmas não se cumprissem em suas vidas . Eu mesmo sou uma testemunha viva disto ! Pb Roberto Rocha

    ResponderExcluir
  2. O pior das justificativas e com relação ao dízimo nossa chega encher tb apoio vc CHEGA DE JUSTIFICATIVAS

    ResponderExcluir
  3. Esse texto sempre foi motivo de polêmica. Não sei se por fazer alusão à uma música famosa ou porque os fãs da tal cantora se sentem ofendidos. Antes de mais nada, é preciso esclarecer que nada desmerece a cantora e seu ministério (espero que continue abençoando vidas). Porém, nessa letra, o autor foi infeliz, pois não há respaldo bíblico algum.
    Já o fato de alguém ter sido abençoado em vida é meio lógico, afinal, nenhum morto recebeu a bênção (a não ser Jesus, Lázaro e aqueles que foram ressuscitados). E isso não estabelece uma regra, mesmo porque, se alguém morrer sem receber a tal bênção, basta dizer: "Ah, a promessa não era de Deus" ou "Não foi Deus quem falou".
    A conclusão é que tudo isso é muito subjetivo, portanto, SE HOUVER um versículo do tipo: "Eis que aquilo que prometi aos meus servos há de se cumprir; e estes não morrerão antes que a promessa se cumpra, diz o Senhor", então, peço perdão pela reflexão e me retrato na hora.
    Quanto aos versículos citados pelo Pb. Roberto Rocha, sim, são promessas feitas exatamente com essa condição, de que o receptor da promessa não morreria enquanto ela não fosse cumprida. Contudo, são TODOS exemplos pontuais e específicos para aquelas pessoas, não podemos fazer disto uma doutrina.
    Mas, se alguém prefere acreditar assim, se prepare: depois que a bênção chegar, pode encomendar o caixão! kkk

    PS: A Dany tá fula com o Danilo que colocou a foto dela fazendo careta (rs).

    ResponderExcluir
  4. Parabens pela abordagem!
    Texto simples e direto. Já encaminhei para várias pessoas... Aliás, eu faço uma propaganda danada desse site! Eita!! rsrs

    ResponderExcluir
  5. Excelente o texto!
    Mas tchê, a foto ficou ruim mesmo!
    Chimarrão é a melhor bebida desse mundo e não tem nada de fel!
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Ótima reflexão Rogério...parabéns pelo seu blog tb, achei vários outros artigos interessantes lá...vai demorar para conseguir ver tudo mas vou tentar... já inclui nos favoritos ao lado do Genizah que é leitura obrigatória todos os dias....rsrs...

    Ass: Dunga (Carlos Idelvo) AD campo limpo....não sei se lembra de mim....rsrs

    ResponderExcluir
  7. L. Rogério,
     
     
    Novo no evangelho, não entendi muito bem o teu texto. Mais precisamente na frase “morreu sem receber o que tinha sido prometido" (Hb. 11.13). Sara não concebeu um filho conforme a promessa de Deus? Noé não entrou na arca? Abraão não foi pai de uma grande nação? Abraão não teve um filho chamado Isaque, conforme a promessa do Senhor Deus de Israel?
     
     
    Quanto ao fato da promessas de Deus, muitas destas são futuras (Nova Jerusalém).
     
     
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  8. Precisamos entender que Deus não é escravo nem mesmo de suas palavras: "Portanto, diz o Senhor Deus de Israel: Na verdade eu tinha dito que a tua casa e a casa de teu pai andariam diante de mim perpetuamente. Mas, agora o Senhor diz: Longe de mim tal coisa, porque honrarei aos que me honram, mas o que me desprezam serão desprezados". (1 Sm 2.30). Até mesmo Moisés, que havia recebido a promessa juntamente com o povo, não entrou na Terra Prometida. E Deus não ficou dando explicações.
    Deus é fiel e sempre cumpre o que promete, mas se mudar de ideia, seja por qual motivo for, NINGUÉM poderá obrigá-lo a fazer qualquer coisa.
    Obviamente, Deus não deixa de cumprir uma promessa à toa. É sempre pela nossa desobediência.

    ResponderExcluir
  9. Tem algum tempo que venho passando por muita dor e sofrimento. Tudo provocado por mim mesmo e por minha egolatria. Fiz escolhas que me trouxeram a esse tempo ruim. E como a música diz, houve pessoas que não me estenderam a mão. Num processo natural para um carnal, meu coração se encheu de ressentimento e vingança. Ao ouvir essa música eu me senti meio que... justificado em meu anseio vil. Daí fui falar com minha mulher sobre a música, mostrei a ela com entusiasmo. Diante da frieza da minha mulher eu inqueri o motivo daquela reação. Foi chocante ouvir que a música estimulava a vingança e não exaltava a Deus por uma nova oportunidade. Calei-me perplexo diante do irrefutável: ela estava certa. Como eu sempre tento encontrar algo de bom em tudo... pelo menos a música me mostrou o quanto ainda preciso avançar no processo de santificação.
    Graças a Deus pela sensatez da minha mulher!
    Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo texto!!!

    Claro,objetivo e edificante.

    Ah,a foto não ficou bem...se ela achou amargo o chimarrão (mate) deve ser porque não souberam preparar o chimarrão,com todo respeito hihihiii

    Porque um chimas feito no capricho é um luxo!

    Forte abraço desde do Rio Grande do Sul - márcia

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item