681818171876702
Loading...

PARÁBOLAS PARABÓLICAS: Jonas, o profeta "sem noção".




Danilo Fernandes




CAPITÃO DO NAVIO: - Acorda fio duma jumenta!

PROFETA JONAS: - Mas o que é capitão? Por que perturbas meu sono?

CAPITÃO - Não estais vendo que este navio está a fazer água? Estamos num tufão! Num tsunami! Valha-nos Netuno! Faça alguma coisa!

JONAS - Mas eu não entendo nada de navios, tão pouco de tempestades!

- Você não é Jonas, o Profeta, filho de Amitai?

- Sim! Como sabes?

- Eu vi vocês no porto. Despediu-se de seu pai dizendo que Deus havia colocado em seu coração fazer uma cruzada de avivamento em Boca Raton na Flórida, Estados Unidos. Peça ao seu Deus que pare esta tempestade!

- Bem. Não sei se Deus me ouve, não era bem para Flórida que eu deveria ir...

- Marinheiro! Chama o macumbeiro que está lá na galé! Diga-lhe que jogue seus búzios, pois este telepastor aqui há de ser um profeta menor e só é capaz de acalmar tempestade em copo d’agua!

E foram marinheiro, macumbeiro e capitão jogar flores ao mar quando, dizem, iemanjá pediu a cabeça de Jonas. Como naquele tempo o pessoal não só tocava nos ungidos, mas também os davam de oferenda, seja para que demônio fosse, a sereia do capeta teve sua vontade atendida! Jogaram o profeta ao mar revolto e, junto com ele rolaram pela amurada do navio: 2 dúzias de rosas, 3 litros de perfume da Avon e mais 30 pulseiras de plástico, sem nem ao menos aquele barquinho de sushi que se usa para estes despachos.

Pois é, e como o músico Zé Rodrix profetizou, foi assim que Jonas virou música sem ser por vontade própria! E logo se viu comprometido, sem assinar papel, a fazer a vontade de Deus ou ter na baleia a sua casa, sua cidade, até o fim da vida!

ELE (O Grande Eu Sou): - Jonas, Jonas, onde estão agora os seus ternos de linho e suas botijas de óleo ungido?

JONAS (arroz de sushi de peixe vivo): - Deus?!

- Sim, Jonas. Eu não te mandei ir para São Gonçalo? O que fostes fazer na Flórida?

- Mas Senhor aquele povo é ruim! Não querem saber de Evangelho! Não querem orar, só querem marchar! Vivem de querer ver sinais e maravilhas.

E de fato era assim o povo daquele tempo. Crianças na fé haviam esquecido a sã doutrina. Viviam agora um tal de reteté, ninguém usava mais sandálias, eram sapatinhos de fogo! Rodopios e línguas estranhas, óleos, espadas, arcas e baús... Não queriam saber dos antigos profetas e nem da Santa Palavra. Viviam de “revelamentos”. A Bíblia seguia sempre fechada, como um desodorante, não saia de debaixo do braço...

E para não ser injusto, quando liam algo das Escrituras era de Malaquias, a quem andam dando uma moral maior que a do Cristo! E, fora isto, era marcha e mais marcha... E pensar que Cristo foi andando à Cruz, tomando pancada... E quem marchava? Quem marchava? Mas não eram os soldados romanos os marchadores na história? Vá entender esta mania de marchar...

Mas determinar o povo sabia! Determinavam vitórias e mais vitórias e ninguém pagava mais contas em bancos, mas levavam os boletos e carnês para Deus pagar nestes desafios e fogueiras da Universal.

DEUS (o todo poderoso): - Jonas, Jonas eu te falei para pegar a barca para Niterói e você pegou este navio da CVC para Miami, ô raça ruim! Agora vou te dar este PC e vais virar blogueiro apologético até que a viagem termine.

JONAS (isca viva): - Mas, Deus! Ao menos terei banda larga?

- Jonas, Jonas és muito turrão! Pensas ser dono da Minha agenda Jonas? Queres agora controlar Meus planos?



E foi assim que Jonas passou a dar congestão em peixe e a perturbar os blogueiros da blogosfera com seu legalismo cruel, de dono da verdade, xerife de Deus. Sisudo, reclamava do bom humor dos blogueiros. Queria todos em panos de saco. Sérios. Imbuído da missão de determinar a vontade de Deus, já dizia como os outros haveriam de orar, fazer apologética e tudo o mais. E foi quando já estava prestes a reservar o domínio de Deus no registro do PontoCom do Céu, eis que o próprio Deus atendeu a vontade do peixão nauseado e apressou a viagem:

- JONAS (encosto de peixe): Fecha a boca, está entrando água... socorro! Não tosse não, peixe excomungado!

- PEIXÃO (sem Sal de Frutas Eno, mas na misericórdia): Arght! Uuuuugo!

E lá foi Jonas gofado em São Gonçalo. Nenhuma areia fofinha, ou praia agradável. Terminou com a cara no asfalto de uma rodovia, transito de sexta-feira, todos indo para a região dos lagos. Logo encontrou um vendedor de água e biscoito, matou sua fome e sede e ouviu de Deus a ordem unida:

- Vai pregar pelo arrependimento do povo, ou destruo São Gonçalo em 40 dias e, se vacilar, Niterói vai junto!

E lá foi Jonas com raiva e mau humor, senhor da “vontade” de Deus pregar para o povo. E como é o Espírito que faz as coisas, a despeito dos maus bofes de Jonas, foi mesmo o povo se convertendo... A giração do pastor pilão parou. Os macumbeiros dos sapatinhos de fogo pararam de marchar e foram ler a Palavra e os profetas das “Casas Bahia” cessaram de vender Deus às prestações. E não foi preciso muito tempo para o próprio prefeito abandonar a macumba, vestir panos de saco e convocar o povo pela TV para jejum e oração. E foi assim que São Gonçalo deu com a cara no pó!

Missão cumprida, foi se Jonas para cima do morro mais alto e lá remendou um barraco. Zangado, sentou-se na laje quente para admirar o cumprimento da profecia que ele e Deus (?) determinaram para a cidade. E como ele (Jonas) era profeta de palavra, ungidão, e não era homem comum para mentir, não queria saber de conversa e que Deus agora honrasse o que disse, pois pouco importavam Seus planos perfeitos e Seus desígnios finais, mais valia a profetada de Jonas. Esta haveria de se cumprir! São Gonçalo ia para o saco! Fogo neles!

E ficou o profeta no calor da laje e Deus deu lhe uma bananeira para dar sombra e bananas. E passou noite e um novo dia, mas a cidade ainda de pé e Jonas a esperar a destruição. Abaixo, o povo arrependido seguia na sã doutrina, na Graça. Tudo na Santa Paz.

E ficou assim? Não! Deus vai e faz murchar a bananeira (criando a banana-passa no processo) e Jonas se revolta de vez: Chuta a botija de azeite, solta impropérios a Deus, diz que vai virar macumbeiro, telefona para o Edir Macedo... Uma loucura!

DEUS (que não tem os Seus planos frustrados): - Jonas, por que este piti, este ataque de pelancas, esta raivinha toda menino? Então estais com pena desta bananeira que criei para viver por um dia apenas, criada para lhe dar comida (*) e sombra, e não se apieda desta cidade de milhões de almas? Jonas, meu filho, o povo se arrependeu! Estava escrito assim! Por Mim! O prefeito fechou a sede da Igreja Mundial, derrubou a Internacional e lacrou a Universal. Até em Niterói já pensam em fechar a Adhonep! O povo parou com a idolatria! Vá para Boca Raton meu garoto! Missão cumprida!


Nota:

(*) Veja como é a Providência de Deus: Vive e morre a bananeira para que Jonas entenda o Amor e ainda seja dado a todo povo saber e entender que os Seus planos são sempre maiores e melhores do que os nossos. Aprendemos que nem sempre vemos ou percebemos os caminhos de Deus, mas devemos ter a certeza que no final da história virá a Perfeição. Vimos ser usado o “incomodo” que tanto desagradou a Jonas para o bem de milhões e, mesmo Jonas, foi edificado e abençoado, pois se cumpriu a vontade de Deus em sua vida e após 3 dias no peixão, Jonas nasceu nova criatura para viver a vida abundante, aprender a Verdade e herdar o Reino. Finalmente, ainda teve Deus a bondade de mais uma vez usar a bananeira fiel e nos dar a banana-passa esta delicia saudável que tanto me agrada! Deus é maravilhoso! 





Parábolas parabólicas só tem no Genizah






Parábolas parabólicas 4992620092988138448

Postar um comentário

  1. Paz seja com todos

    Bem que eu queria ter uma parabola parabólica para contar da minha igreja, mas lá está mais para a destruição do que arrependimento (ao menos dos profetas eleitorais).....

    Seja como for, esta parabola foi ótima, obra prima....

    atalaiadocastelo.blogspot.com

    Nicodemos

    ResponderExcluir
  2. CAPACIDADE

    Mantenha-me Senhor
    capaz,
    em Paz


    Sílvio S. Ponte

    ResponderExcluir
  3. eu, como gonçalense, espero que algum jonas aporte rápido por aqui, que a coisa está feia!
    gelza rubia

    ResponderExcluir
  4. Eta nóis, esta história ta pra lá de Marrakeshi...muito boa!!!
    Parabéns a todos.
    www.oracaoemensagem.spaces.live.com

    ResponderExcluir
  5. Bah gurizada!! Sei la da onde vcs acharam o meu e-mail para me mandar este link.
    Mas olha! NOTA 10.
    Muuuito tri essa forma de contar a história.

    Parabéns pra todas as cabeças criativas desse site. Muito bom mesmo.

    Lysi - Porto Alegre/RS

    ResponderExcluir
  6. Genteee!

    Vocês são muito bons! Parabens ao Danilo e ao Rubinho pelos cartoons da parábola! KKKK

    Publiquem isto irmãos!

    Jorge & Ana Belzonte, Minas. Uai!

    ResponderExcluir
  7. Rapaziada boa de Deus
    Gostei muito da parabola parabolica,alais o site/blog esta de parabens ,as criticas sempre construtivas,as denuncias como tem de ser,enfim gosto mesmo e sempre estou por aqui.Um forte abracao de um blogueiro aqui da Florida(sarasota).
    Roberto
    www.lugardedescanso.com

    ResponderExcluir
  8. Hahhahahahahhahahahahahahhaahahahahahhhahahaha

    Acho q é meu primeiro post aki, to acompanhando a quadrilha a um tempo já, mt bom o blog, é uma válvula de escape no meio de tanta baboseira dos untados de genézio q vemos por aí.

    Deus abençoe a vida de vcs com muita graça e sabedoria.

    ResponderExcluir
  9. Vocês já fizeram tomografia computadorizada do cérebro? Queria muito ver o que tem lá dentro e como funciona... Amei essa 'párabola'. Graça e Paz.

    ResponderExcluir
  10. Acho que a Adhonep nem precisa de empurrão para fechar... Maldito lugar de falsas doutrinas!

    Muito bom o conto! Queremos mais!!!!

    Valdir Marevia, Niterói

    ResponderExcluir
  11. Muito bom!!!! Deus abençoe vcs!
    Sonia Arapei/SP

    ResponderExcluir
  12. avilareverendo@hotmail.com28 de maio de 2010 10:41

    Show de bola.
    Só não sei aonde vamos parar com tantas falsas doutrinas. Será que é muito difícil pregar o evangelho simples e genuíno de Cristo.
    Ainda bem que nos tempos do Jesus-homem só existia o templo, porque já pensou aquela ira toda de derrubar os cambiadores na porta do templo hoje? Haja ira santa!

    ResponderExcluir
  13. Olá! A paz do Senhor Jesus!

    Texto muito bem escrito...
    Maravilhoso.
    Estou gostando muito de ler este blog.
    Que Deus, em sua infinita graça, continue abençoando essas mentes brilhantes...

    Thalita

    ResponderExcluir
  14. olha queridos parabenizo todos por esse trabalho temos mesmo de gritar as inverdades desse mercado de peixe podre desse povo... sou pastor em Itapema sc tenho 71 anos to cansado

    ResponderExcluir
  15. Sou um publicitário de manaus e me amarro nesse blog...Parabéns aos criadores..o blog eh inteligente,criativo e sem falsas modéstias...Mas será que tem algum Jonas vindo nessas bandas daqui do Norte do País???Tamo precisando viu???kkkkkkkkkkkkkkkkkk..Abraços a todos!!!!
    bergsoul@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. muito bom, bom mesmo , de verdade!!!! rsrsrsrsrsrsrsrsrsrssrrssrrssr

    ResponderExcluir
  17. Já faz tempo aque acesso o blog. Minha mulher, é compreensível, "joga pedra no GENI". Às vezes assimo, outras não, meus resumidos posts, atendendo ao convite inicial e respeitando as regras. Hoje até pus um haikai aí em cima.
    - Pela primeira vez, vejo o leque acolher a Adhonep. Quando houver humor, gostaria de saber mais sobre essa associação. Na Graça e em Paz, ssp.

    ResponderExcluir
  18. Manerasso o texto, da-lhe Jonas! Como acabei de ler, seria cômico se não fosse trágico!

    Abraço!
    http://www.sigaomestre.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Pr valdeci pose-Psicanalista29 de maio de 2010 15:22

    Ai. muito bacana. ver se arruma alguma coisa com respeito aos psicanalista, tenho certeza que vcai bombar.

    ResponderExcluir
  20. Sem rasgação de seda,tapa no ego ou qualquer outro blá blá blá,antes de ler esse texto eu achava o Danilo um grande nome da literatura cristã atual.Porém ,após a leitura dessa parábola parabólica,não penso mais assim.Agora,acho que o Danilo pode ser um grande nome da literatura de qualquer expressão ,não só cristã.Ainda bem que minha opinião não tem gabarito nenhum,ou então o Danilo podia inflar o ego. A minha opinião não é a de nenhum crítico literário renomado.É modesta,porém sincera.
    Aracy.

    ResponderExcluir
  21. Valew por essa parabola parabolica logo pela segunda-feira de manhã.... mta criatividade!

    ResponderExcluir
  22. Foi bom mesmo conhecer gente como gente de verdade!!!!!!!!!Obrigado!

    ResponderExcluir
  23. Olá Pessoal!!

    Cara muito de essa da "Bananeira" e Jonas, pela história de Boca Raton de a parecer que "Jonas" tinha nome próprio, como estou fora do país não consegui reconhecer quem estava por de trás da mascara de "Jonas". De qualquer modo a critica, seja pra quem for, serviu muito muito bem num contexto geral. Parabéns pelo bom humor, sinceramente vocês são campeões... Por que tá difível de aturar essa corja viu!!!

    Visitem lá meu humilde espaço... não tenho tanto bom humor mas tento desabafar de forma coerente....


    GRande abraço. e mais uma vez parabéns pelo trabalho.
    Victor FLorenzano

    ResponderExcluir
  24. Essa foi Boa, Nota 1000!!!

    Que Deus Continue usando vocês!!!

    Graça de Paz!!!

    ResponderExcluir
  25. Obrigado Aracy por sua generosidade para comigo.

    Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  26. ahahahahha... Que parada!!!
    Morri de rir!
    Muito boa, Danilo!

    ResponderExcluir
  27. muto bem ilustrada esta passagem do Jonas, e você abordaram de uma forma humorada as herezias que algumas igrejas e pregadores oferecem para as pessoas, seria comico se não fosse tragico. Que o nosso Deus abra o olhos do povo para a verdadeira Fé, Deus abencoe a vida de vocês.

    ResponderExcluir
  28. Gostei da parábola do Jonas. Muito bem escrita, mas, o escritor precisa melhorar seu português. Aprender a conjugar verbos. Um escritor não pode seguir o povo em seus erros de português. No restante, muito bom artigo!

    Pastor João

    ResponderExcluir
  29. Depois de 29 anos de ministério pastoral, pergunto a Deus o que aconteceu com a igreja, o que aconteceu com o povo de Deus. Suas críticas nesse texto, muito bem escrito e com muito humor, mostra o estado em que se encontra a igreja do Senhor. Será que essa igreja que vemos é do Senhor mesmo? Só nos resta pedir misericórdia. Deus, tem piedade de nós!!!

    ResponderExcluir
  30. É, esse Danilo é sem noção mesmo... Ele até está certo na sua insanidade, mas cuidado com o perigo das máscaras que Têm muita noção do mal não tentarem fazer um trabalho para lhe dar "noção". Afinal, tem macumbeiros e exorcistas prá tudo! Até pra ser do contra, sendo a favor. Ou será que ser a favor, sendo do contra? É melhor que eu também fique sem noção. Um abraço moçada. Pr. Luiz Carlos S. Braga IBPNiterói lcsbraga@ig.com.br

    ResponderExcluir
  31. Olá, Pessoas!!!

    O texto é muito bom, gosto do tipo de linguagem usada.

    Deveria ser feito uma peça teatral, seria ótimo!

    Mas...

    Jonas foi engolido por um Peixe Grande, como diz a bíblia e não por uma baleia.

    Não sou mais inteligente que ninguém só estou repassando o que aprendi há pouco tempo, pois baleia não é peixe e em sua garganta não passaria um homem.

    Quanto a “Silas o Malafaia”

    Penso também que abrir os olhos dos outros irmãos quanto a “alguns” que tem de certa forma enriquecido as custas dos mais simples, tem limite.

    Devemos mostrar os erros e alertar os irmãos, agora ficar discutindo, eu não acho legal.

    Deixe que eles falem de vcs, porque se estão incomodados e porque algo esta errado.

    Devemos dar exemplo aos que ainda não tem o privilégio de ter a Cristo como nós temos.

    O povo precisa realmente de uma palavra avivadora e genuína, religiosidade e tradições nos afasta de Cristo, e nos aproxima da destruição.

    Seriam bons testemunhos de pessoas que foram transformadas por Cristo, mas uma transformação como a de Pedro, depois de ter negado a Cristo.

    Às vezes vi os problemas tão grandes em minha vida que pensava “ eu não vou conseguir, porque eu pequei, não consigo parar e Deus esta me castigando”, e corria para meu quarto orar e chorar e desejava que eu pudesse ouvir a voz de Deus, mesmo que fosse para me dizer um NÃO!!!

    Mas Deus não desistiu de mim, e me abençoou, e me restaurou.

    Outros devem se sentir assim....

    Agora eu peço a Deus para ser uma benção, não importa para quem ou como.

    Não tenho a mesma capacidade e criatividade de vcs, mas ele vai me ouvir..


    Um grande abraço, e que chuvas de bênçãos do céu caia sobre suas vidas e que Deus os esconda atrás da cruz de Cristo, para que as pessoas vejam a Cristo.


    Atenciosamente,

    Elba Assunção – elba_stella@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  32. eu conto uma com essas palavras atuais porem sobre a ressurreição. Adorei pois se identificou comigo e com meu jeitão de pregar.

    ResponderExcluir
  33. Muito boa mesmo !!!
    Deus Abençoe!
    Marcio Souza - Portugal

    ResponderExcluir
  34. luiz carlos gonçalves4 de junho de 2010 08:24

    pr.luiz carlos ...pimenta bueno -Rondonia
    Se o apostolo pedro ,que foi um coluna da igreja e um grande pastor, estivesse em nosso tempo é bem capaz que ele daria uma bordoada na cabeça desse interesseiros e intitulados apóstolos de nosso tempo..achei interessanta esta parabola,parabólica

    ResponderExcluir
  35. muito bom! só nao gosteu do credito dado aos macumbeiros e a iemanjá... "soli Deo gloria" Is 42.8

    ResponderExcluir
  36. No dia 28 de maio, alguém não identificado discriminou a Adhonep, comentando que "falta um empurrão para fechar", a credenciou como um "maldito lugar de falsas doutrinas". Tenho a informar a esta pessoa que, em primeiro lugar não temos o direito de julgar, somente Cristo tem este direito. Lá, eu me entreguei ao Senhor Jesus. Ali minha vida mudou completamente. Discordo desta pessoa, pois esta entidade tem trazido muitos empresários para Cristo. Onde está aí o "maldito lugar de falsas doutrinas"? Pela minha conversão naquele lugar, há onze anos,sou salvo em Cristo Jesus. Estou terminando o Seminário nivel bacharel, sou conselheiro capaz, faço parte da liderança e da diretoria da igreja à qual estou filiado, fui diácono, sou presbítero, acabei de concluir o curso Mentor Masters, que capacita o cristão para mentoriar pastores e líderes com problemas profundos, e muito mais me dedico à Obra, além de inúmeros cursos que já conclui. Sou fruto da Adhonep, mas primeiramente sou fruto de Jesus! Amigo, reveja sua conversão! O tempo que perdeu julgando outros, busque algo para crescer no Reino, ser útil ao próximo. Se aquela entidade está na pior, ore por ela, faça algo, dê a mão para caminharem, pois muito já fizeram pelo próximo. Cristo, em seu maior mandamento, parte b, determina que "amenos o nosso próximo como a nós mesmos". Vou orar por você e por sua conversão. A Paz de Cristo.
    NB: Não seja anônimo. Identifique-se. É mais bonito, transparente.
    Paulo.

    ResponderExcluir
  37. Olá
    Gostei muito!
    Republiquei, com pequenas alterações pra ficar mais propício ao teatro. Confirmando o link pra o site de vocês.
    O link é este http://www.teatrocristao.net/texto/parabolas_parabolicas_jonas_o_profeta

    ResponderExcluir
  38. Adorei o texto... Muito criativo, engraçado e expressivo...
    Deu pena é da baleia!

    ResponderExcluir
  39. Adorei.. muitoooooooooo boooooooooooooommmmm

    http://prmarcello.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  40. Precisamos de um Jonas em porto alegre.

    ResponderExcluir
  41. Veja lá os ratinhos do Pascoal Piragini http://goo.gl/tgN3K

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item