681818171876702
Loading...

Por que ter um Ministério de Homens?





Nélio DaSilva


A. Porque temos falhado em discipular os homens de forma eficiente.

Estudos mostram que para cada dez homens em media na Igreja:

- 9 terão filhos que abandonarão a Igreja.
- 8 não encontrarão satisfação em sua vida profissional.
- 6 pagarão a quantia mínima em seus cartões de crédito.
- 5 terão um sério problema com pornografia.
- 4 irão se divorciar.
- Todos os 10 enfrentarão tremendas lutas para equilibrar trabalho e família. (Man In The Mirror)

A realidade é que a maioria dos nossos homens não tem uma vida devocional consistente. Pouquíssimos tem pensado no que realmente significa amar as suas esposas como Cristo amou a igreja. Como conseqüência os homens não tem pensado em preencher as necessidades de suas esposas ou aplicar a ordem paulina de I Corintios 13:4-8.

A maioria dos homens não tem um plano de discipular os seus filhos e nem a mínima idéia do que significa ser líderes espirituais em suas famílias. Menos de 10% estão ativamente buscando compartilhar a sua fé com amigos não cristãos, parentes e colegas de trabalho etc.


B. Porque se você ajudar o homem acertar as coisas em seus corações, todos só tem a ganhar.

Quando pensamos em termos de aliança (aliança de Deus com Seus eleitos) passamos a entender que Deus estrategicamente colocou os homens numa posição estratégica de influência na família, na igreja e na sociedade.

Pat Morley (Man in The Mirror) coloca as coisas da seguinte maneira:

Você pode imaginar de alguma maneira o MUNDO estando correto a não ser que a IGREJA esteja correta? Você pode imaginar de alguma maneira a IGREJA estando correta a não ser que FAMÍLIAS estejam corretas? Você pode imaginar de alguma maneira FAMÍLIAS estando corretas a não ser que seus CASAMENTOS estejam corretos? Você pode imaginar de alguma maneira CASAMENTOS estando corretos a não ser que os homens estejam corretos? Você pode imaginar alguma coisa que tenha maior potencial de mudar o mundo a não ser que o homem esteja correto?”


C. Porque Jesus edificou a Sua Igreja ao discipular homens.

Jesus foi radical em seus dias porque tratou mulheres e crianças com grande dignidade. Mas ele construiu o fundamento da sua vida ao investir pesadamente em 11 homens. Hoje as coisas na igreja caminham no sentido inverso em sua abordagem. Os recursos alocados para ministério com crianças, mulheres e jovens superam em muito os recursos devotados a ministério com homens.

Qual a razão de um ministério focado completamente em homens? George Barna apresenta uma interessante estatística que pode muito bem responder a essa pergunta:

- Quando uma criança assume um compromisso com a igreja, 2% da família se envolve juntamente com ela.

- Quando uma mulher/mãe assume um compromisso com a igreja, 17% da família se envolve juntamente com ela.

- Porém, quando o homem /  pai assume um compromisso com a igreja, 93% da família se envolve juntamente com ele!




Nélio DaSilva é coordenador nacional de - Homens de Valor 





Teologia 771021477520293406

Postar um comentário

  1. curti bastante o texto... concordo com o ponto de vista do autor.

    realmente, quando o pai/ esposo está intimamente envolvido com a obra a família toda tende a se contagiar.
    por anos lutei com sozinha sendo algumas vezes criticada por passar tanto tempo na igreja, até meu pai se envolveu também e começou a entender e apoiar o que eu fazia.
    hoje, se fico parada ele pergunta se está tudo bem, o que aconteceu...

    só tenho uma correção a fazer. não eram 11 homens, eram 12. mesmo que Judas Iscariotes não tenha compreendido e interiorizado a mensagem, ele fazia parte deste grupo. tanto que, com a morte dele, foi eleito outro para substitui-lo, colocaram Matias em seu lugar...

    ResponderExcluir
  2. Meus Amados Paz e graça....

    Em primmeiro lugar vocês estão de parabéns pela abordagem da Postagem.. muito clara e objetiva, além de nos fazer refletir sobre o assunto que Deus continue abençoando a vida de vocês e que sejam guiados por Ele para trazerem mas post's como este..
    Deus Abencoe.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria muito saber onde se encontram publicados tais estudos. Quem os publicou? Quantos irmãos foram entrevistados? Como foi possível chegar à conclusão que a maioria dos homens não tem, não sabem, não conhecem sobre tal assunto? Desculpem, mas o do texto está mais com cara de achismo do que outra coisa.

    ResponderExcluir
  4. Realmente creio ser importante a participação dos homens;Mas nosso capitalismo selvagem limita nosso tempo...Penso que família esta acima da igreja! Visto que: Ser cristão não é uma ordem, mas um estilo de vida, maneira de se viver...E, valores realmente creio que transmitimos em casa. Lógico que: Cristo salva e a igreja educa...Problema é que muitas "igrejas" possuem pessoas à frente de Cristo...isso gera problemas! Mas de qualquer forma assim como Cristo é a cabeça da igreja,nós homens precisamos ser cabeças do lar=igreja+forte!

    ResponderExcluir
  5. Texto muito legal do Nélio, triste pelas constatações mas é fundamental enxergarmos a verdade(realidade). Larry Crabb têm um ótimo livro que pode ajudar muito, O SILÊNCIO DE ADÃO. Vale a pena conferir.
    Parabéns pela matéria, nós temos um ministério de homens em nossa comunidade que faz a diferença.

    ResponderExcluir
  6. Sensacional. Estava mesmo orando para iniciar um trabalho,moderno, com os homens de minha comunidade. Agora, só uma pergunta? Tendo em vista que familias modernas têm no máximo 4 membros, como fica este negócio de 2%, 17% e 97%
    As estatísticas são empíricas ou científicas?

    ResponderExcluir
  7. temos fontes dos números e estatísticas, ou eles vem todos do além?

    ResponderExcluir
  8. Muito boa a abordagem!Devemos investir um pouco mais no ministério de varões da igreja.
    silvioribeirof.blosspot.com

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item