681818171876702
Loading...

Isso pode, isso não pode

Digão

Antes de me converter, na adolescência, achava muito engraçado o comportamento dos crentes. Cheios de não me toques e restrições, eram um povo à parte. Depois de minha conversão, aos 17 anos, continuei achando engraçado o comportamento de alguns deles. Ainda cheios de maneirismos, pretensamente espirituais, dizendo que era da vontade de Deus tal e tal comportamento.

Acho que, pelo fato de não ter pedigree, ou seja, não ser de família evangélica, sempre me encafifei com isso. Por exemplo: por que, em algumas igrejas, ter televisão era pecado mortal? E por que, nestas mesmas igrejas, hoje é possível até mesmo pastor ter blog e programa de TV? Mudou Deus, mudou a Bíblia ou mudaram os tempos?

Este é o grande problema em se sacralizar aquilo que deve ser entendido apenas como o jeito de uma época de se entender as coisas. Ou seja, a cultura, este óculos para se enxergar a realidade, é apenas uma construção humana, pessoal, falha.

Mas é com base na cultura, e não nas Escrituras, que muitos pautam suas vidas. Onde está na Bíblia, por exemplo, que crente deve apenas ouvir música dita evangélica? Onde está escrito que devo trocar, de bom grado, The long and winding road, dos Beatles, por algum ponto-de-macumba gospel? É óbvio que ouço música evangélica, mas apenas a de boa qualidade. Mantra vazio e mercantilista eu dispenso.

Onde está na Bíblia que cristão deve ser sempre sisudo, circunspecto, nunca podendo rir ou brincar? Aliás, este é um ponto interessante, pois sempre que se questiona algum bezerro de ouro do mundim góspi, logo aparecem suas catifundas dizendo que prestaremos contas a Deus por mexermos com gente untada, ops, ungida. Ora essa, este é o mais novo fenômeno gospel: a idolatria por gente viva, e bem viva, por sinal! Ao Deus verdadeiro toda a glória, honra e louvor; mas para esses hômi di delz, todo escracho e esculacho ainda é pouco!

Onde está na Bíblia que todo pastor deve ter cara de pastor? Aliás, gostaria de saber como é cara de pastor. Cada vez que alguém diz que não me pareço com um pastor, só respondo graças a Deus!, pois esta imagem pré-formatada na cabeça de muitos não quero pra mim. Aliás, as pessoas confundem pastor com executivo, empresário, coisas do gênero. Acham que o pastor só é fiel a Deus se fizer a igreja bombar. Substituíram a ação do Espírito pelo marketing e por estratégias gerenciais. Parafraseando o Sal 23, muita gente diz Chiavenato é o meu pastor...

Onde está na Bíblia que o mundo deveria nos aplaudir? Onde está na Bíblia que o sinal da aprovação de Deus é uma apresentação no programa do Luciano Huck, vender bastante CD e DVD, ficar rico e famoso e distribuir autógrafos para a patuléia? Como fica Jo 15.19 nesta história?

Enfim, a cultura é uma coisa passageira. Charles Spurgeon, o príncipe dos pregadores, seria execrado hoje em dia, por causa do seu tabagismo. O mesmo poderia ser dito de Calvino e seu vinho ou de Lutero e sua cerveja. Ao se absolutizar aquilo que é relativo e passageiro, corremos o risco de relativizarmos Aquele que é o Absoluto. Como, aliás, tem acontecido muito ultimamente.



Digão colabora culturalmente aqui no Genizah



Comportamento 2298669830712068330

Postar um comentário

  1. Olha, eu como serva de DEUS q sou,não consigo ter inspiração ouvindo Beatles ou Cazuza e outros tantos q em vida inclusive blasfemaram contra Deus,como me inspirar em escuta-los? Assim como tambem não escuto muica gospel q não louve a Deus,como esta acontecendo atualmente, mas RESPEITO quem ouve este tipo de musica, pois cada um sabe de si,no + concordo plenamente com o q falastes.

    ResponderExcluir
  2. AONDE EU ASSINO?????

    Até que enfim, um canhão de luz e lucidez em meio à um povo cego pela cultura,usos e costumes!
    E não dá, nos dias de hoje, nem prá aprofundar muito a discussão por conta da total falta de capacidade de raciocínio daqueles que atualmente são chamados de "crentes".
    Na verdade, frutos de um sistema corrompido criado com vistas à vantagens de muitos em detrimento do Evangelho puro e simples...
    Podem me chamar de subversivo, mas o Evangelho de Verdade passa ao largo desse esteriótipo aí hoje difundido, que é regido por : "pode isso, isso não pode...come isso, aquilo não come...bebe isso aquilo não bebe...veste isso, aquilo não veste...
    Quando entenderem que se não houver uma ação transformadora,regeneradora que acontece de dentro prá fóra na vida nossa de cada dia, estas regras de nada valem...
    No dia em que comida, bebida, roupas, esteriótipos e atitudes sociais salvarem alguém, ou levarem alguém aos pés do Evangelho da Cruz, eu precisarei rever todo meu conceito sobre o plano de Deus para a salvação deste pecador que vos escreve e que em nada,ou por sí só, tem a capacidade de agradar ou satifazer à Deus.

    Abraço aos que estão em Cristo!

    Cabral.

    ResponderExcluir
  3. Digão é o cara! (Num tô idolatrando não, viu ?)

    ResponderExcluir
  4. a paz do Senhor Jesus! amado o que mais me intriga nos crentes é colocar a questão "onde esta escrito isso na biblia" na minha visão é a falta de visão de principios que ela nos da.
    se tem que ter um versiculo de maneira literal que reprove algo para nós deixar de fazer, é viver sobre a regras. O povo chama muitos de legalistas; lógico que muitos os são, mas quem chama alguns de legalistas vivem sobre regras.
    Onde tem um versiculo que diz que não podemos assistir tv, ouvir "beatles", como disse lana holder onde tem um versiculo assim: não andareis de roda gigante; se pra fazer ou deixar de fazer algo tem que ter um versiculo de maneira literal, pra mim é viver sobre regras.
    no concilio de jerusalem foi decidido que a igreja não comece carne sufocada, carne sacrificada aos idolos, sangue. embora eu sei é claro existem argumentos que muitos o colocam para praticar ou não tais coisas.
    Sei que nada pode superar a biblia como sempre ensino. Experiências pessoais são pessoais não pode ser colocado como doutrina. mas citando algumas por exemplo, duas irmãs que estavam a frente das crianças estavam em uma bombonierre para comprar doces para a festa infantil da igreja, chegando la elas perguntaram se tinha isso, aquilo, o preço etc... terminando a dona e atendente do local conhecendo que as duas eram crentes (AD) disse: olha aqui tudo é consagrado a são cosme e damião vai querer?
    Digo que numa situação dessas falariam: não é só orar, outros diriam isso não pega em crente, e assim vai, porque isso é mais facil, a bombonierre que as irmãs foram era perto do templo ou seja um lugar mais facil; é óbvio que as irmãs foram comprar em outro lugar. Pergunto por qual principio as pessoas que comprariam esses doces agiriam. o da facilidade ou da renuncia.
    O que vejo aqui e que os crentes de hoje querem viver longe da renuncia, mas como Jesus sabio por exelencia disse que cada um renuncie a si mesmo, pra mim renunciar cigarro foi bem facil mas outras coisas vivo carregando a minha cruz.
    e cada um tem a sua dificuldade de renuncia, um grande exemplo lana holder.
    O que ela fez é o que muitas pessoas fazem deixam de renunciar e arrumam argumentos para fazer aquilo que não renunciaram, jogaram a sua cruz de lado e seguem a si mesmo, suas opniões, ou alguem de influência, se esse alguem é contra eu sou contra e se esse alguem muda de opnião eu tambem mudo.
    Vivo a renuncia, algumas passo de letra mas como Jesus disse é pessoal cada um tem a sua dificuldade pra renunciar.

    ResponderExcluir
  5. Digão, legal o ponto de vista.

    Particularmente, passei a tormar mihas decições baseadas na palavra não no que me davam pronto para ser digerido.

    Um belo texto de Paulo que sempre me vem a memória é o seguinte:

    RM 14:22-23 A fé que tens, guarda-a contigo mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova.
    Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque o que faz não provém da fé; e tudo o que não provém da fé é pecado.


    Carlos.

    ResponderExcluir
  6. Mr Digao,quem garante que Spurgeon foi salvo?quem garante que lutero foi salvo?
    Nao esquedendo que o povo da epoca sabia que fumar era pecado.
    Mas para os calvinista de ontem e hoje isso e normal.

    ResponderExcluir
  7. O problema dos calvinista e tampar o sol com a peneira,spurgeon errou e errou feio.
    Nenhum viciado entra no ceu.

    ResponderExcluir
  8. Muitos querem um evangelho facil,onde tudo e permitido,muitos dizem:onde esta escrito na biblia que e pecado fumar,onde esta escrito na biblia que nao posso fazer isso ou aquilo.
    Muitos dizem que o evangelho e liberdade,mas e a mesma liberdade que o impio tem?se for assim esta anulado o sacrificio da cruz.
    Seguir a Christ significa renunciar o mundo(mas vivendo no mundo)renunciar o pecado.
    O crente em Christ nao vive em uma democracia e sim em uma Teocracia.
    Ou serve a D'us ou nao.
    Quando Paulo disse nos nao temos tais costumes e nem as igrejas de D'us.
    Um aviso aos amantes do evangeho facil,Elias o tisbita foi reconhecido pela roupa.

    ResponderExcluir
  9. Estou gostando desses textos sobre essa coisa chata de doutrina pessoal e medieval! Já disse que sempre me achava estranho por não poder jogar bola quando criança porque segundo os assembleianos como meu pai, um dos bigodudos, diziam que isso era coisa do capeta!! Passei minha adolescência toda como um marmota inassociável aos outros! Bicho do mato por conta de uma doutrina ridícula! Se quisesse ver tv tinha que ir na casa do vizinho, e escondido! E como tudo podia ficar pior, fui obrigado a acompanhar os meus "santos" pais para uma denominação mais radical e islâmica: aquela que Deus é Amor! No culto, depois da irmã contar que viu o diabo dentro da tv desligada, vinham as pérolas: calça jeans pra mulher é satanás apertando suas pernas, unhas pintadas e batom na beiça é sangue do capeta e vai acabar morrendo como Jezabel! Enquanto a irmã corta o cabelo o bicho anota no inferno... grampo no cabelo agarra na porta do céu... crente homem com cavanhe vai cair de cabeça no inferno... o diabo mora na barba grande( se considerando Caio Fábio eu até acredito)... enfim crecí ouvindo isso tudo nos cultos do terror da doutrina pentecostal!! E tem mais: irmão ou irmã que dorme pelado o capeta vem te leva pro inferno e te escalpelar... peladão!! Se usar bermuda Deus vai quebrar suas pernas... e muitas outras absurdices ! Até que um dia eu ví o santão dessas hipocrisias pregar por dentro de uma redoma de vidro enquanto seu filhão andava de jetski pelas regiões nobres de São PAulo... Haaaaa... vai pro.... e que o .... te carregue...!!! Diante disto tudo, ainda bem que sobreviví ou estaria amarrado por bombas dentro da Igreja Batista!!!

    FERNANDO COSTA
    fer.cost@r7.com

    ResponderExcluir
  10. I Coríntios 10: 31: "Portanto, quer comais, que bebais ou façais outra cousa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus". É tão difícil obedecer a esse mandamento?

    ResponderExcluir
  11. Vou bater neste blog dia e noite pois quase tudo escrito aki e sarcasmo.

    ResponderExcluir
  12. Esse tal de fernado,deve esta falando do Miss David,agora eu pergunto os pais vao salvar os filhos?ô tal de fernando o rei David tinha filhos perfeito?responda.

    ResponderExcluir
  13. Rapaz o que eu acho pior é que o povo em geral pegou esse esteriotipo assembleiano/pentecostal, e acham que todos os crentes são assim e dizem que nós crentes somos cheios de regras e leis, e para se tornar um crente tem que obedecer tudo isso, vcs não acham isso um mau exemplo?.Sinceramente tudo isso inventado por esses homens é falacia muitas coisas nem tem nenhum respaldo bíblico, deviam rever seus conceitos. E pra quem diz que vc só segue um igreja se quiser pois suas regras são essas, te digo que vc está equivocado pois temos que seguir a Cristo segundo o que está escrito e não por leis e costumes criados por homens.

    ResponderExcluir
  14. cada maluco que aparece!19 de fevereiro de 2012 02:14

    Blog do Pr.Mgomes = comédia


    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ai meu d'us, assim eu não aguento

    ResponderExcluir
  15. Pô Digão! Enquanto lia seu artigo eu estava justamente folheando meu exemplar recem-adquirido de CHIAVENATO. Arrebentei de rir aqui...!!!

    ResponderExcluir
  16. Lembrem de Jesus, dos seus gestos, do seu amor incondicional, de nunca condenar (só os "falsos religiosos da época") de sentar e comer com meretrizes e ímpios. Jesus tinha amor no coração. Muitos crentes que sentam em bancos de igrejas tem o coração cheios de ódio, de repulsa pela humanidade. Isso não é Cristianismo. Julgar só cabe a um: a Deus. Quem será salvo? só Deus e seu Filho (nosso advogado) dirão. Parem de brincar de Deus. Eu aprovo todas as palavras do Pastor Digão. A PAZ

    ResponderExcluir
  17. Sobre televisão minha opnião é: os crentes são meios ignorantes tornam algo que julgam poder ou não fazer como algo para se considerar superiores todos hoje sabem que o problema da televisão são suas programações sei que existem programas bons que edificam por exemplo um programa que gosto muito é o vejam só.
    Mas tem um porém totalmente pessoal. Eu acordo para trabalhar as 5:30 e chego por volta das 17:45 tem cultos em minha congregação domingo, terça, quinta, e sexta na central, e alguns sabados tem cruzadas evangelisticas, reunião de obreiros e santa ceia.
    Dias de culto chego do trabalho descanço alguns minutos tomo banho para ir para o culto, chego em casa por volta das 22:00 horario pra quem trabalha é pra dormir principalmente pra quem é casado(namoro antes de dormir) então faça vc os calculos veja quanto tempo sobra para orar, ler a biblia, sentar um pouco com a esposa e a filha, jejuar, estudar, da pra colocar algum horario nisso para perder com programações de televisão? estou escrendo isso porque estou desempregado a alguns dias. meu blog mal tenho tempo de estar postando.
    Digo com toda certeza a igreja perde tanto tempo coias que poderia trocar por outras de mairo importância e valor.
    quando citarem qualquer coisa que na sua opnião a bilbia proiba ou não colocquem a através de principios.
    Não porque o mundo muda, coisas novas aparecem e a biblia mesmo sendo um livro proféico não nos adverte como: no futuro vai surgir a globo na televisão não assistam, ou não assitam os desenhos da disney pois é pecado; ela não nos da regra para não fazelo e sim principios que deve-se guardar através dos tempos.

    ResponderExcluir
  18. Meu blog e comedia sim mas para os anjos de asa quebrada.

    ResponderExcluir
  19. Então os ímpios não precisam se converter?

    ResponderExcluir
  20. DIRIA EU QUE, CONCORDO PLENAMENTE, MAS TAMBÉM NÃO OUÇO MUSICA SECULAR, POIS NÃO VOU ME DAR AO TRABALHO DE ( ESSA PODE, ESSA NÃO PODE )OUÇO MUSICA GOSPEL, MAS CONCORDO PLENAMENTE QUE NÃO HA MAIS ADORAÇÃO À DEUS, O QUE À É UM COMÉRCIO BEM LUCRATIVO, QUE PENA...
    MAS SEMPRE FOI ASSIM, E SEMPRE VAI SER, SEMPRE QUE O "DINHEIRO" COMEÇAR A SER VISTO MAIS QUE A OBRA, VAMOS NOS PERDER, ISSO VEM DE LONGE...

    ResponderExcluir
  21. Todos precisam estudar sobre impirismo e ética, o ser humano tem em si o selo de Deus LIVRE(DEUS É LIVRE E NÓS SOMOS LIVRES TAMBÉM)"Façamos o homem a nossa Imagem conforme a nossa semelhança"AO mesmo tempo que ele nos mandou dominar(por isso esse conflito), temos uma relação de domínio entre nós isso desde a criação(domine sobre as aves do céu e os peixes do mar), e consequentemente queremos dominar uns aos outros, por isso todos querem ser donos da verdade, de preferência jogando fardo unes nos outros...todos nós temos direito de repensar TODAS as coisas, dar nossas cabeçadas, pois isso nos faz crescer e conhecer melhor a Deus, belas palavras de libertação de alguns acima...só tomem cuidado não se envolvam com drogas, pois elas destroem o caráter do ser humano, do mais Deus nos proteja e nos guie...

    ResponderExcluir
  22. Gosto do Genizah, leio todos os artigos, mas acho que falta um pouco de bom senso, de mais cuidado, pois quebram o pau irreverentemente em quer que seja. Não seria melhor informar e depois formar uma resposta bíblica ao fato? O povo "evangélico" (prefiro "protestante"), em grande parte, é ignorante na doutrina bíblica, confundindo "usos e costumes" com sã doutrina. Não é à tôa que o Senhor Deus disse através do profeta: " O meu povo foi destruído por que lhe fautou conhecimento", Oséias 4.6a.

    ResponderExcluir
  23. Pro Pr.Mgomes, ou o Coisa-ruim, tanto faz...

    sarcasmo é pecado agora?

    ResponderExcluir
  24. Leio Genizah e muitos de seus artigos me trazem luz à questões duvidosas. Só não compreendo como criticam pessoas que vão à televisão e usam um meio da nossa cultura para transmitir uma mensagem de Deus em programas de grande audiência embora não aceite partes dessas mensagens)e apoiam ouvir Beatles, fumar, beber, etc.

    ResponderExcluir
  25. a igreja deveria se preocupar mais em missões urbanas e nacionais do que ficar pregando usos e costumes,coisa da cabeça de homem.quem disse que roupa forma o caráter de um cristão?

    ResponderExcluir
  26. Esse comentário nojento da GENIZAH vem botar mais fogo na fogueira da apostasia. Chacais, aonde está escrito que se pode ouvir Beatles, sabendo-se que eles blasfemaram do Santo Nome de Jesus Cristo? E tu, Cabral (do comentário AONDE EU ASSINO), se achas que tu podes tudo, então por que não vais fumar maconha? Estão certos os estupradores, já que não tem uma doutrina bíblica contra o estupro? Convertei-vos, raça de víboras!

    ResponderExcluir
  27. Ouço musicas Gospel de qualidade e seculares tb qdo bem escritas sao poemas e talentos que Deus da a todas as suas criaturas e que nos elevam tb

    ResponderExcluir
  28. concordo plenamente. el diablo esta metido hasta en medio evangelico con mensagens sublimilinares....

    ResponderExcluir
  29. Pode música "do mundo"? Por um acaso existe música "de Marte"? Música "extra-terrestre"? O que existe é música boa e ruim. Prefiro ouvir um Andrea Bocelli do que esses "levitas" que há por aí, só pra ficar num exemplo.

    Por que não usar do bom senso em vez de guerra de versículos? Óbvio que fumar e beber fazem mal à saúde. Do evangélico ou do "mundano". Eu, como não quero envenenar meu corpo, não fumo nem bebo. Mesmo antes de conhecer o Evangelho. Simples assim, como é o Evangelho. Acima, citaram filme pornô. O óbvio, ululante (royalties para Nelson Rodrigues), é que eles promovem o sexo pelo sexo, sexo fast-food, sem AMOR. Contrário à essência do Evangelho. Precisa pastor ou a Bíblia ter um texto específico pra me dizerem que não devo assisti-los? Obviamente que não. E por aí vai.

    ResponderExcluir
  30. DESDE OS TEMPOS PASSADOS QUE EXISTEM DEBATES E CONTENTAS ACERCA DO EVANGELHO,E CADA UM VAI DEFENDER A SUA TESE,A PROFECIA DA PALAVRA É MEDIANTE A FÉ.TEM A FÉ NATURAL E A SOBRENATURAL,ASSIM COMO TEM OS QUE CRÊEM MAIS NAS COISAS CARNAIS,DO QUE NAS ESPIRITUAIS.e SEMPRE HAVERÁ CONTENDAS ENTRE OS ESPÍRITUAIS E OS CARNAIS,INDIFERENTE DE SER USOS E COSTUMES QUE EXISTEM HOJE NAS IGREJAS,O QUE PERMANECERÁ È DOIS MANDAMENTOS .AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E SEU IRMÃO COMO A TI MESMO. A PALAVRA DIZ QUE TODO HOMEM SEM A SABEDORIA DE DEUS É COMO UM ANIMAL IRRACIONAL,TODO SER HUMANO ELE TEM QUE SER TRANSFORMADO PELA PALAVRA DO SENHOR,NÃO ADIANTA EU ESCREVER ALGUM COMENTÁRIO SEGUNDO A MINHA SABEDORIA E FAZER OUTROS ACREDITAREM NAQUILO QUE CREIO,MAS QUEM É ESPIRITUAL TEM CONHECIMENTO DA PALAVRA E NÃ VAI ENTRAR EM QUESTÕES LOUCAS DE DEBATES E CONTENDAS.O DEVER DEW TODO HOMEM É AMAR A DEUS E GUARDAR SEUS MANDAMENTOS.

    ResponderExcluir
  31. Por que eu tenho a impressão de que tudo que o Digão escreve é sensacional? Queria conhecer esse indivíduo! Fantástico o texto!

    ResponderExcluir
  32. Só lembrando aos amigos q a biblia tem uma cultura q não é nossa, enquanto a Calvino, Spurgeo, Lutero estes homens viverão uma dimensão totalmente diferente da nossa. onde els viviam existia uma cultura, imagina Paulo indo em uma praia aqui no rio. Então estudem mas, não peguem versiculos isolados para falarem algo
    Ozias Macedo

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item