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A importância da Metamorfose


Braulia Ribeiro

 

“Eu prefiro ser…

Esta metamorfose ambulante
Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo…”

Raul Seixas

Parece que tem sabedoria nas palavras do Raul, apesar de tudo. Provavelmente quando cantava  ele pensava estar criticando o status quo,  a  estrutura vigente. E nada mais representativo desta estrutura do que o cristianismo. Ele com certeza achava que estava batendo de frente com o pensamento cristão…

Mas será que estava? Somos criticados, nós os cristãos, por mantermos padrões, seguirmos doutrinas e dogmas. Mas o cristianismo vivo e dinâmico nos leva para muito além dos dogmas, aliás chega a chamar os dogmas de idolatria.  Este cristianismo nos incentiva a “conhecer e prosseguir conhecendo”(Oséias 6:3), numa busca incessante e sincera: “buscar-me-eis e me achareis quando me buscares de todo coração” (Jeremias 29:13) Este conhecimento também além de dinâmico deve gerar em nós algum tipo de transformação pessoal. Não é meramente intelectual, mas é vital, humano, entra fundo em nós gerando mudanças constantes.

Só é capaz de buscar aquele que não tem. Para que possamos ser a motivados a continuar conhecendo, temos que reconhecer que não sabemos. Este é o estado de alma da metamorfose ambulante. Estou sempre disposto a mudar através do conhecimento que adquiro. Me metamorfoseio constantemente numa nova pessoa,  através de mais revelação da pessoa de Deus. Quanto mais me aproximo d’Ele mais preciso conhecê-lo e ser transformado. A isto se referiu Carlos Finney, grande avivalista do século XIX, quando dizia que devemos nos converter todos os dias. O que conheço de Deus hoje não é o suficiente, preciso mais, ainda que este conhecimento novo venha questionar idéias anteriores, desafiar meus conceitos, ou gerar novos paradigmas de comportamento na minha vida.

O cristão não dogmático (soa como uma contradição de termos para você? Pois não é…) não é um cristão sem convicções profundas. Mas ao invés de valorizar em primeiro lugar a doutrina à respeito de seu Deus ele valoriza seu relacionamento com o próprio Deus. O Deus vivo, dinâmico, que muda, não em caráter e valores morais, mas que muda na sua estratégia de confronto com o ser humano, na dispensação da sua presença, na quantidade de revelação que derrama, Deus que encobre coisas (Deuteronômio 29:29) mas que as  revela aos justos (Daniel 2:47). O Deus que vai “brilhando mais e mais.” na nossa vida, “até ser dia perfeito” (Provérbios 4:18).

O preço desta vida de metamorfose é muitas vezes uma certa insegurança. Para onde estou indo? Será que isto é certo? É tão fácil se segurar  em convenções, que todos o fazem, principalmente os não cristãos… O próprio Raul tinha dogmas. Eram com certeza, os não-não. – Não há Deus, não há caráter humano que preste – não há nada bom no velho, no “establishment”, e com certeza não há nada de bom que se possa esperar no novo também…

A diferença de um cristão e de um pseudo livre-pensador é que o cristão sabe que é limitado, que conhece apenas em parte á e de que necessita de uma âncora além de si mesmo para se segurar. Esta âncora não é um dogma doutrinário, mas o relacionamento com uma Pessoa, amorosa, sensível e divina. O cristão deve a esta Pessoa submissão e humildade. Ele tem que trazer sua mente escravizada a esta pessoa: “trazendo cativo todo pensamento à pessoa de Cristo.”(II Coríntios 10:5). Mas o intelectual-liberal no entanto não “deve” nada a ninguém. Ele é seu próprio Deus. Sua âncora é sua razão e nela está seu orgulho. “firmado com os pés no estribo de sua própria razão” (Provérbios 3:6-7) ele nunca vai além de si mesmo, anda em círculos ao redor de seus dogmas pessoais, e vive cego pela idolatria da razão. Este não é capaz de se metamorfosear nunca, porque não há mudança possível para alguém cuja única referência são suas próprias idéias…

Ah Raul, quão  enganado você estava…



Braulia Ribeiro é colaboradora do Genizah





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  1. Excelente mensagem!
    Foi no âmago da questão e ainda usou uma canção do Raul como ponto de partida!

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  2. Como comentei em outros artigos, a faculdade de pensar é o que nos diferencia dos demais animais, nos proporciona o acesso ao livre arbítrio e nos aproxima do Criador. O pensar é individual, porém só cumpre seu propósito quando compartilhado.O pensar é relativo, pois as idéias constroem-se umas a partir das outras. Os cuidados que devemos ter é imparcialidade dos nossos pensamentos, que eles não nos sirvam para justificar nossas concupiscências mas para exprimir a Verdade única, além de que a escolha da semente deve ser certa, aquela que dá bom fruto, dez pra um, cinquenta pra um, cem pra um.

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  3. EXCELENTE ARTIGO!! PARABENS QUERIDA BRAULIA.E COM CERTEZA SOMOS MESMO ESSA METAMORFOSE RSRSR ATE CRISTO SER FORMADO EM NOS...

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  4. Olá Danilo, gostamos muito de todo material e conteudo abordado por você e equipe, acompanho desde o inicio também você como a galera do pulpito cristão e o Hermes Fernandes.

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    Agradeço muito pela força brother.

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  5. vdd...
    sempre pensava nisso, mais não gostava muito de usar a colocação do Raul... rsrs

    cah*

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  6. O título do artigo está errado. Vejam http://bit.ly/rr0HLU - Remoto e Insignificante, também da Bráulia, é outro texto sensível e inteligente que merece ser divulgado.

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  7. Foi uma troca mesmo Sérgio. O outro o original tb foi com o mesmo título

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  8. o livre-pensador, como foi dito, gira sempre em torno de suas próprias ideias e, por isso, não muda. E no caso do cristão? Por mais que tenha o relacionamento com um Deus pessoal, no final não gira em torno sempre da mesma fonte? Se a experiência pessoal com Deus te levar a algo fora da bíblia? Ela se torna inválida? Simplesmente por não estar em um livro que tenta descrever o infinito?

    Abss!!

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