681818171876702
Loading...

A fome e a pressa que definha a alma

Rubinho Pirola

"Mas eu esperarei continuamente, e te louvarei cada vez mais" Sl 71:14


Se há algo difícil na nossa existência, esse é o esperar.

Temos fome, já o disse e geralmente esse nosso apetite é ditador. Zomba das nossas tentativas de respeitar os momentos, os processos e princípios. Queremos ou, cremos que precisamos e pronto. Nada nos faz aquietar.

É assim como os crentes hoje em dia. Não aguentam esperar pelo germinar das sementes, queremos o fruto e pra já, afinal vivemos todos na era dos imediatismos - da comida, rápida (ainda que não seja sadia ou saborosa), às roupas, encontradas prontas e nas medidas certas... Dor de cabeça? Enxaqueca? Toma-se um comprimidozinho e... a dor sumiu! É a época dos disque-isso, disque-aquilo e já está, na nossa mão, pronto pra ser engolido ou consumido. Sem esforço, sem crise, nem demora.

Também é a época dos relacionamentos descartáveis. Incomodou, dificultou, não cumpriu-se com o prometido (ou o esperado) e, zás - procura-se por outro no mercado fácil das emoções e sensualidade, onde nem a corte já se faz necessária, uma vez que a oferta, é sempre maior que a procura.

E ai, vamos nós, cristãos imediatistas. Queremos agora e já.

Se a vida cristã era pra ser algo simples, tornamo-la difícil, pois não aguentamos o andar dia a dia com Deus, obedecer, se submetar ao que sabemos ser a vontade e o plano divino para cada um... queremos emoções, queremos livramentos, não suportamos os desertos, os caminhos ermos, o silêncio, as calmarias... a lentidão e a espera que as vezes as colheitas nos impõem até que vejamos os resultados no nosso trabalho.

Nem atentamos nós para o motivo daquelas extensas genealogias encontras das Escrituras (fulano gerou sicrano, que gerou beltrano...), que não é outro no meu entender senão o sinal de que o Deus na Palavra é o Senhor dos processos, nunca automáticos ou imediatos, segundo esperam, ou exigem os corações mimados dos mortais, criaturas suas.

A verdade é que... Deus tem um timming muito próprio.

O salmista sabia disso. Sabia que podia confiar e... esperar.
Se as coisas não andam na nossa vida, buscamos - ou inventamos atalhos que, pretensamente, encurtam caminhos ou aceleram processos.


Estamos na época do "molhar-a-mão" dos despachantes celestiais.
E dá-lhe quebra de maldições espirituais, cursos de batalha espiritual, truques e estratagemas que podem encurtar a fila pelas bênçãos e resultados. Muda-se de igreja, muda-se de pastor... tudo, para conseguir-se o que quer, na hora que queremos. É a cola ou cábula nas provas divinas.

E o resultado? Para além do momentâneo torpor que engana, da viagem alucinada e alucinógena das sugestões e ânimo passageiro, logo vem (pode crer que é questão de tempo - esse que pretenderam evitar) um tremendo vazio e amargor de alma. Com pressa, come-se crú, embotam-se os dentes por comer uvas verdes, colhidas antes da hora.

É o que em Salmos, ficou registrado como o resultado dessa pressa: "...Então creram nas suas palavras, e cantaram os seus louvores. Porém cedo se esqueceram das suas obras; não esperaram o seu conselho. Deixaram-se levar à cobiça no deserto, e tentaram a Deus na solidão. E ele satisfez-lhes o desejo, mas fez definhar-lhes a alma" (Sl 106:12-15).

Escrevam isso. E fujam dessa tentação de não esperar pelo Senhor. E o seu timming santo.



Rubinho Pirola arranca suspiros no Genizah





Artigos 1188098697132991575

Postar um comentário

  1. Olá! Irmão Danilo Fernandes, Graça e Paz da parte do Senhor Jesus...

    Confesso que estou evitando o trabalho dos grandes blogs, destes com muitos seguidores, que quando publicam uma postagem, não se preocupam, com os comentários dos blogueiros pequenos; fiquei receoso em participar do seu trabalho, devido, ao seu perfil tão bem qualifica, acima da media, e também pelo grande numero de seguidores do seu blog. Mas, algo me chamou a atenção; vejo o irmão participando de muitos blogs de irmãos, que como eu, estão iniciando os seus trabalhos; parabeniso-lhe, pela sua humildade e carinho pelos irmãos.
    Convido-lhe a conhecer o meu humilde trabalho, se gostar, siga-me, certamente os seus comentários irão enriquecer muito o meu blog.

    Deus abençoe a sua vida e seu ministério...

    ResponderExcluir
  2. Também me desespero com esse tempo do Senhor, afinal,ele fez Moisés vagar no deserto por 40 anos. Mas naquela epoca se vivia mais, creio e tento esperar, e nao é questao de dias, nem de anos, haja paciencia entao em esperar em Deus.

    ResponderExcluir
  3. Me faz lembrar o que disse Jesus : "que importa o homem ganhar o mundo inteiro e perder sua alma?"

    ResponderExcluir
  4. Confesso que não é uma missão fácil esperar em Deus, principalmente com a cultura pela qual somos criados nesses ultimos tempos, onde aprendemos desde pequenos que o importante é conseguir as coisas da melhor maneira e em menos tempo possive.... Mas oro para que os filhos de Deus, á começar em mim, possamos resistir á essa tentação e aguardar no Senhor a bênção certa no momento certo e passar por todo o processo ^que o Senhor planejou para a minha vida...
    GRaça e PAz
    Luciano Ruggi
    www.brasilcomjesus.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Esperar nunca foi fácil... podemos ver vários exemplos na biblia... Mas acredito que o tempo que vivemos está mais complicado ainda... estamos na fase do fast food, drive true... então o não saber esperar, creio que seja um mal da nossa geração...

    ResponderExcluir
  6. Precisamos voltar à Escola do Pai,a escola da pa-
    ciência.E Ele vai nos ensinar,pois é um Excelente
    Mestre,nem que para isso tenhamos que ser levados
    ao desespero da espera.Geração difícil é a nossa.
    Queremos tudo para ontem e aí é que nos enrolamos
    e cometemos besteiras.Decidimos seguir nossos pal-
    pites,nossas intuições e quando damos com os bur-
    ros n'água,clamamos a Deus para que conserte tudo
    para nós.Até quando vamos nos portar como crianças
    mimadas?

    ResponderExcluir
  7. como eu amo vcs!!!sou grata a Deus pela existência desse blog,como tem sido edificante na minha vida,hoje em especial pois vivo esse momento de esperar em Deus,e tem sido muito difícil,mesmo confiando em Deus e sabendo que ele tem o melhor pra minha vida,mas minha ansiedade as vezes me atrapalha,acabo caindo no pecado da precipitação,quero aprender a descansar mais em Deus e saber que a minha "leve e momentânea tribulação,produzira um peso em glória,sem comparação!!muito obrigado por vcs se permitirem ser usados por Deus para abençoar a vida de outras pessoas.

    ResponderExcluir
  8. Valeu, irmãos!
    Que sejamos pacientes e andemos com Cristo independente dos resultados!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Paz seja com todos

    o imediatismo e seus perigos...
    a benção a qualquer preço...
    vale tudo para ganhar o que se quer, mesmop que se perca o prinicpal na hora de "fechar a conta"...


    Os tempos inspiram cuidados e a modernidade de resposta dos chips em computadores a nosso dispor não pode ser usada para nosso relacionamneto com Deus.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item