681818171876702
Loading...

Desculpa, Chico Xavier


Marcelo Lemos

Uma grande controvérsia tem movimentado os bastidores do Espiritismo no Brasil: Seria Chico Xavier a reencarnação de Allan Kardec, o ‘grande codificador’ de Lyon? De um lado há o grupo que acredita na tese e, de outro, como em toda controvérsia, aqueles que a negam. Entre os grupos, e mesmo dentre eles, estão os moderados que erguem voz para alertar do perigo de perderem o foco com discussão tão inútil.

Virtualmente ignorante à discussão a que nos referimos, a grande massa segue sendo bombardeada com propaganda espírita por todos os lados. A Rede Globo, por exemplo, parece ter escolhido 2010 como o “Ano do Espiritismo” - a começar pela novela ‘Escrito nas Estrelas’, de Elizabeth Jhin, e a estreante mini-série A Cura, de João Emanuel Carneiro, estrelada por Selton Melo. A história, em nove capítulos, com formato de série americana, conta a história de um médico acusado de matar um colega, e que descobre que tem poder de curar as pessoas através de cirurgias espirituais... O autor declarou em entrevista que a história sobre um curandeiro é algo que sempre quis fazer, pois “é uma forma de abordar o sobrenatural de uma forma bem brasileira”.

Nunca a espiritualidade esteve tão em alta, que os cinemas brasileiros não me deixem mentir. O filme “Chico Xavier”, segundo a Folha de S. Paulo, só na semana de estréia, em Abril, arrastou para frente da telona nada menos que 590 mil pessoas. Desde então, mais de 3 milhões de pessoas já assistiram ao filme. Deu um verdadeiro olé em cima do tão aclamado “Lula, filho do Brasil”, que na estréia se contentou com 220 mil espectadores, e ficou muito perto de “Avatar”, superprodução americana, que atingiu perto de 800 mil espectadores na semana de estréia no Brasil.

Seja na tela do cinema, seja na tela da TV, o fato é que o espiritismo anda em alta ultimamente. Sem pesquisar muito, só citando o que podemos lembrar num segundo, ao menos quatro dos mais bem-sucedidos seriados americanos trazem conteúdo espírita: Cold Case; Supernatural, Médium e Ghost Whisperer. A fórmula parece ir tão bem nos índices de audiência que até seriados mais ‘sérios’, como Grey’s Anatomy, andam flertando com o ‘outro mundo’. Na segunda temporada da série, Meredith Grey, personagem principal da história, fica entre a vida e a morte, e numa EQM, experiência de quase morte, encontra-se com inúmeros falecidos, incluindo um grande amor... Seriam as visões de Grey, apenas reações químicas do cérebro inconsciente? Seriam experiências reais com o sobrenatural? Os autores deixam ao telespectador o sabor de julgar.

Ainda que o risco de alguém vir a se tornar espírita por influencia de qualquer destas obras seja questionável, é de bom juízo, e do dever cristão, conhecer mais de perto o que a Doutrina Espírita pretende ensinar. Tal conhecimento não apenas nos protege de contaminação, como também nos serve de ferramenta na hora de comunicar o Evangelho da Graça àqueles que estejam seduzidos, em maior ou menor grau, por tal filosofia religiosa – e não são poucos, como podemos supor pelos dados acima.

Indo direto ao ponto, e sem pedir desculpas pelo que será dito, o Espiritismo é uma filosofia absolutamente anticristã. Certamente vão chover protestos contra esta afirmação, até porque, os espíritas definem-se a si mesmos como “cristãos”. Na verdade, vão ainda mais longe, ao afirmarem que sua filosofia seria uma mais elevada revelação da mensagem de Jesus. Todavia, basta um breve olhar para se perceber o quanto a Doutrina Espírita contradiz a Mensagem do Cristo.

Para provar este ponto, destaco a forma antibíblica como eles se valem do termo “expiação” – o que nos levará diretamente a outro dogma espírita, a reencarnação. Todo cristão sabe – ou deveria saber – que o termo “expiação” vem lá do Antigo Testamento, quando o povo hebreu foi ordenado a oferecer sacrifícios por seus pecados. Havendo cometido pecado, o homem ofertava a Deus um animal inocente que, tendo seu sangue derramado, expiava a ofensa do pecador, tornado este novamente aceitável a Deus.

“E quando o pecado que cometeram for conhecido, então a congregação oferecerá um novilho, por expiação do pecado...” – Levítico 4.14.

O sacrifício de uma vitima inocente realizava a expiação pelo pecado do transgressor. Este é o conceito bíblico de expiação; evidentemente, tal conceito de expiação se aplica a Obra Expiatória realizada pelo Cristo, nosso Senhor e Deus. Tal realidade já se prefigurava desde os tempos proféticos, e é belissimamente sumarizada no poema de Isaías:

“Seguramente Ele tomou sobre Si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre Si; nós O reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho. Porém o Senhor fez cair sobre Ele a iniqüidade de nós todos” – Isaías 53.4-6.

No entanto, nada disso se aplica a teoria espírita sobre a expiação. No espiritismo não existe salvação por Graça, muito pelo contrário, ali a salvação deve ser buscada a duras penas, como recompensa pelas boas ações dos homens. É bem honesta a forma como um dos espíritos guia de Allan Kardec descreve o mundo imaginado pelo Espiritismo: um purgatório! “Quase sempre, na Terra é que fazeis o vosso purgatório e que Deus vos obriga a expiar as vossas faltas” (Livro dos Espíritos, versão digital).

Não existe perdão no Espiritismo, portanto, ali não se fala em Graça Salvadora. O homem, segundo os espíritos guia do kardecismo, não é salvo pela Graça de Cristo, mas por si mesmo. E, neste mundo-purgatório, os homens, através do sofrimento e das boas ações, vão purificando-se, pagando a Deus o que Lhe devem, e alcançando um degrau a mais na evolução espiritual. Mas, como nem sempre dá tempo de pagar todas as dívidas numa única existência, o homem se vê obrigado a reencarnar inúmeras vezes – até que pague o último centavo de sua dívida!

“Um senhor, que tenha sido de grande crueldade para os seus escravos, poderá, por sua vez, tornar-se escravo e sofrer os maus tratos que infligiu a seus semelhantes. Um, que em certa época exerceu o mando, pode, em nova existência, ter que obedecer aos que se curvaram ante a sua vontade. Ser-lhe-á isso uma expiação, que Deus lhe imponha, se ele abusou do seu poder. Também um bom Espírito pode querer encarnar no seio daquelas raças, ocupando posição influente, para fazê-las progredir. Em tal caso, desempenha uma missão” Livro dos Espíritos, versão digital

O Espiritismo não é cristão!


Cristo, a Vítima Inocente, é quem realizou uma perfeita Expiação pelos nossos pecados. Não por menos ser posto como doutrina fundamental da fé cristã uma ‘salvação por graça’, como bem expressa o Santo Apóstolo: “... sendo justificados livremente pela Sua graça, pela redenção que está em Cristo Jesus, ao qual Deus propôs para ser uma propiciação, pela fé no Seu sangue, para demonstração da Sua justiça, pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; para a demonstração da Sua justiça, pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; para a demonstração, digo, da Sua justiça neste tempo presente, para que Ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus” (Romanos 3:24-25).

E se acrescente Efésios 2.4-9: “Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie”.

Nossa Redenção encontra-se em Cristo justamente pelo fato de que ele “se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave” (Efésios 5.2). Não reencontramos nosso lugar ao lado de Deus por méritos pessoais, antes, pela Graça de Deus, a qual, por meio de Cristo, nos reconcilia consigo. Este é o ensino de todo o Novo Testamento. “... Cristo morreu por nós. Muito mais então, sendo justificados pelo Seu sangue seremos salvos da ira de Deus por meio dele.” (Romanos 5:8,9). “... nossa páscoa também foi sacrificada, mesmo Cristo.” (1 Coríntios 5:7). “... Cristo morreu por nossos pecados, segundo a Escritura” (I Coríntios 15:3). “Aquele que não conheceu pecado. Fê-lo pecado por nós, para que nEle fossemos feitos justiça de Deus” (2 Coríntios 5:21). “... ofereceu para sempre um sacrifício pelos pecados” (Hebreus 10:12). “Porque Cristo também sofreu pelos pecados uma vez, o justo pelos injustos, para que nos trouxesse a Deus ...” (I Pedro 3:18). “Cristo nos redimiu da maldição da Lei, fazendo-Se maldição por nós” (Gálatas 3:13). “... foste morto e remiste para Deus com o Teu sangue homens de toda a tribo, língua, povo e nação” (Apocalipse. 5:9).

Foi pesquisando o grande sucesso do filme Chico Xavier, e do fenômeno espírita na mídia, que tive a idéia do título deste artigo. Em minhas andanças na Internet, encontrei uma mensagem de um entusiasta que dizia mais ou menos o seguinte: “Obrigado Chico, por tudo o que você nos ensinou, e para o que tem despertado o Brasil, mesmo de onde você está nos vendo!”. Então, pensei com meus botões: “Chico está nos vendo?”. Bem, o caso é que se eu acreditasse nisto, também teria uma mensagem para este ilustre brasileiro: “Me desculpe a franqueza Chico, mas, ainda que sua filosofia tenha lá suas virtudes, ela não é, e jamais foi cristianismo!”.

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” – João 3.16


Marcelo Lemos Edita o Olhar Reformado e é colaborador do Genizah



Teologia 4949270955010147312

Postar um comentário

  1. Excelente Marcelo

    Certamente você receberá muitas críticas dentro do que muitos chamam hoje de "igreja". O que é absolutamente normal, visto que parte do Corpo (que não é corpo, mas pústula) está corrompida.

    Vi muito "crente" dizer que adorou o filme do Chico Xavier e já estar procurando ler seus livros.

    Belo e corajoso texto.

    Na minha humilde opinião. Chico Xavier é admirado por muito "crente" porque eles conseguem ser mnais ímpios que o próprio Xavier.

    Deus te abençõe.

    ResponderExcluir
  2. acredite .. já vi mta gente que frequenta igrejas defenderem chico xavier pq ele fez boas obras

    é inegavel que ele dedicou a vida dele a isso mesmo .. mas simplesmente não caiu a ficha dele q não adianta nada, não nos justificamos diante de Deus nem em 1 milhão de vidas

    infelizmente acho que para esses cristão tb não caiu essa ficha e não creem em Jesus como suficiente salvador

    Lucas Lainetti
    http://sinaldoreino.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Se o Espirtitismo fosse real, conform as reencarnações fossem passando, a humanidade só iria melhorar. Mas o que vemos é uma humanidade cada vez mais cruel.

    Sem falar que o espiritismo é paradoxal, pois se uma pessoa nasceu pobre é porque ela está pagando pelos seus pecados das vidas passadas. Então não devemos fazer boa ação para ajudá-las. Pois estaremos impedindo a evolução de sua alma.

    ResponderExcluir
  4. O espiritismo não tem nada a ver com o cristianismo, assim como o cristianismo não tem nada a ver com Jesus.

    ResponderExcluir
  5. Marcelo seu texto está um primor. Colaborador oficial do Genizah você já é mas agora falta ser apresentado oficialmente e passar pelo trote que... bem.... está a cargo do cristão confuso este ano e bemmm bemmm BOA SORTE!

    ResponderExcluir
  6. Exelente texto Marcelo, realmente a midia está reservando um espaço muito grande para o espiritismo. A rede Globo já bate nesta tecla a muito tempo. Não dá para contar nos dedos quantas novelas e mini-seres, ela já colocou no ar.
    Não sei se é uma questão de idealismo doutrinário, se eles praticam esta doutrina, ou se eles agem como muitos de nosso meio, aproveitando-se das necessidades e analfebetismo evangelico do ser humano, para benefício proprio.

    ResponderExcluir
  7. eh, interessante... Mas como a doutrina espírita eh totalmente infundável, então o filme do Chico n fede nem cheira, pra mim eh totalmente dispensável...

    ResponderExcluir
  8. Quando as pessoas voltam-se para o espiritismo, em busca à resposta ao sobrenatural da sua vida, sendo esse um fato sociologico e filosofico na eterna pergunta da humanidade de quem somos ? para onde vamos ? E o que viemos fazer nessa terra ?

    Perguntas facilmente respondidas pela eterna palavra de Deus e seu Filho amado Jesus Cristo.

    Agora, porque as pessoas nao vao buscar essas respostas nas Igrejas Evangelicas ? Porque em muitas igrejas nao se prega mais sobre o pecado, arrependimento, vida crista. prega-se um evangelho canalha, um evangelho vagabundo, deturpado, maligno, nojento onde a maioria dos pulbitos tem se tornado um festival de poder politico e temporal e onde se busca arrancar desses apartir desses pulbitos cada centavo do miseravel e desgraçado que vao até esses lugares, ditos igrejas e saem de lá sem ao menos o dinheiro do onibus pra voltar para sua casa.

    É por isso que o espiritismo tem avançado e encontrado guarida no coração de milhoes no Brasil.

    A verdadeira Igreja Evangelica Brasileira ( tanto a pentecostal e tradicional ) precisa se mobilizar e urgente, pois milhares estao indo ao inferno pro se decepcionarem com essas organizações criminosas disfarçadas de igreja Crista Evangelica.

    Pastor Caleb.

    ResponderExcluir
  9. “Me desculpe a franqueza Chico, mas, ainda que sua filosofia tenha lá suas virtudes, ela não é, e jamais foi cristianismo!”.
    Essa assertiva fecha perfeitamente o texto.
    Mas, com grande pesar, percebo que a filosofia de Chico Xavier, conquanto esteja longe de ser cristã, está mais para o cristianismo que a pregação de muitas "igrejas".
    Lamentavelmente.

    ResponderExcluir
  10. Trote??????????????????

    Vixi; "lasquei-me!!".

    Paz!

    ResponderExcluir
  11. No espiritismo não existe salvação por Graça, muito pelo contrário, ali a salvação deve ser buscada a duras penas, como recompensa pelas boas ações dos homens...

    Pergunto: Baseado nesta afirmação, os neopentecostais são uma espécie de espiritas?

    ResponderExcluir
  12. Excelente Marcelo. Favoritei. - Nasci,
    digamos, num lar espírita. Minha bisavó, minha avó, foram das fundadoras do centro de minha cidade. Porém, nunca entrei num centro espírita. "Fuíste preservado", disse um pastor argentino. Tenho alguns amigos espírtias. Gente boa. Entre eles, fumantes, fumantes inveterados, fumantes crônicos.
    Rapazes alegres, senhores alegres, que buscam ali abrigo. Harmonia de corpo e trejeitos...
    Tem a ala cult.
    Já iniciada. Dona de altas sacações. Bem, sem querer, estava traçando perfis. Encerrando, aniversario com Allan Kardec. Por via das dúvidas, carrego Padre Quevedo na manga. Tsc, tsc, tsc,. Graça e Paz, Sílvio.

    ResponderExcluir
  13. Anonimo :8 de setembro de 2010 22:51.
    Voce falou tudo em sua frase: O espiritismo não tem nada a ver com o cristianismo, assim como o cristianismo não tem nada a ver com Jesus.
    Crentaiada amada do Senhor...O Chico era simplesmente um cego espiritual tentando viver oq Cristo nos ensinou(claro que não estou defendendo o principio do Espiritismo,que sei que segundo a palavra de Deus não esta correto).Mas e nós...que nos intitulamos de "EVANGELICOS" mas nao somos do "EVANGELHO", se tivessemos metade do amor que o Chico em sua cegueira espiritual tinha pelas pessoas...se nos doassemos para as pessoas e para suas dores como ele se doava...cara...estariamos vivendo o evangelho...vivendo oq Cristo viveu...oq Chico na sua cegueira(repito)tentou viver.
    Que Deus tenha misericordia de Chico(e dos cegos que seguem essa seita) e muito mais de nós "evangelicos"...que Ele nos desperte para o Evangelho e para o amor ao proximo.
    Bom...é quase isso que queria falar....rsrsr
    Gosto muito de vcs do Genizah..parabens pelo blog.
    Primeira vez que comento...nao sei bem usar as palavras..rss..foi oq saiu..rs
    Euzinha.

    ResponderExcluir
  14. Eu me pergunto, irmãos, sobre a necessidade de atacar uma pessoa que, na verdade, nunca proferiu uma sequer palavra contra vossa doutrina. Pelo contrário, ele e qualquer outro verdadeiro espírita fica feliz em ver uma manifestação de amor cristão seja na religião que for, até mesmo ateus podem ser mais cristãos do que muitos que se dizem como tal. Deus não está nos detalhes das letras que leêm, mas na simplicidade do amor que sentem... não vejo motivo para atacar esta ou aquela doutrina, concentremo-nos para dar o melhor exemplo que possamos, sem despertar ira entre nós ou entre outros (vide eclesiastes 7, v9), cabe a Deus, e não a nós, o julgamento de seus filhos...
    entendam que não quero causar polêmica, mas alertar para o foco que devemos seguir. Obrigado
    muita paz

    ResponderExcluir
  15. "Nosso Lar, o filme" bate recordes de público e nenhuma palavrinha de vocês?

    ResponderExcluir
  16. Marcelo, vendo o artigo sobre Chico Xavier, venho dizer que o espiritismo jamais foi ou será considerado CRISTÃO.
    Primeiro que eles negam a Jesus como DEUS.
    Depois diz que é preciso encarnar outra vez.
    Agora a palavra de Deus diz no evangelho do apóstulo JOÃO---cap. 01:12e13---que não é da vontade do homem, náo é da carne, nem do sangue, mas da vontade de Deus.
    Para aqueles que batem palmas para o Chico, eu digo; Leiam a palavra de DEUS e assim, estúdem-na e vejam porque nós os verdadeiramente salvos, repudiamos tais doutrinas que não tem nada com os que estão em CRISTO JESUS.
    MAIS UMA DICA DAS ESCRITURAS--hebreus---09:27--E, COMO AOS HOMENS ESTÁ ORDENADO MORREREM UMA VEZ VINDO DEPOIS DISSO O JUÍZO, eu deixo a pergunta:COMO PODE HAVER REENCARNAÇÃO?
    No amor de Cristo---Neide.

    ResponderExcluir
  17. Incrível que alguns ainda comentem acerca de alguns irmãos serem mais ímpios do que o espírita...O que se discute é a validade do que ele ensinava, e esta é uma grande mentira. Se contradiz a palavra do Senhor, pode ter coroinha e parecer anjinho, contudo, não é de Deus; e quem não é por nós, é contra nós. Quem não é de Deus, é sem duvida do inimigo

    ResponderExcluir
  18. FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO!
    SER CRISTÃO É PRATICAR OS ENSINAMENTOS E SEGUIR O EXEMPLO DE JESUS CRISTO EM TODA A SUA CAMINHADA, EM PALAVRAS, EM AÇÕES E EM PENSAMENTOS. FALAR DA BOCA PRA FORA E TENDO NO CORAÇÃO O ORGULHO E O EGOÍSMO, É A MESMA HIPOCRISIA DA QUAL O SENHOR JESUS CRISTO DENOMINOU AOS HIPÓCRITAS DO PASSADO, CEGOS QUE GUIAVAM CEGOS. É PELOS FRUTOS QUE SE CONHECE A ÁRVORE, CHICO XAVIER DEU MUITOS FRUTOS AUTÊNTICOS DE UM CRISTÃO, POIS POR MUITO AMAR SE CONHECERIA UM CRISTÃO, ASSIM NOS DISSE JESUS, E NÃO HÁ MAIOR AMOR DO QUE OFERECER SUA VIDA PARA SALVAR A OUTRAS. QUANTOS QUE SE HAVIAM DESVIADO PARA AS DROGAS, PARA OUTROS VÍCIOS, PARA O ÓDIO, PARA A FALTA DE PERDÃO, PARA AS TREVAS DO DESAMOR EU VI SE RECUPERAREM E SE VOLTAREM A DEUS, A JESUS CRISTO, E SE CONVERTEREM DE SEUS MAUS CAMINHOS ATRAVÉS DE TODAS AS PALAVRAS INSPIRADAS POR DEUS VINDAS PELAS MÃOS DE CHICO XAVIER E DE OUTROS SERVIDORES DE JESUS CRISTO QUE ABNEGADAMENTE E ANONIMAMENTE DEDICAM SUAS VIDAS A SERVIREM A DEUS CONSOLANDO OS AFLITOS! EU VI ISTO NO MEIO ESPÍRITA. ME DESCULPE SENHORES AUTORES, MAS CHICO XAVIER ORAVA A JESUS CRISTO PEDINDO-LHE A BÊNÇÃO E O DIRECIONAMENTO TODOS OS DIAS, VISITAVA-O COM FREQUÊNCIA ANUAL E VI BEM DE PERTO, E NÃO ERAM APENAS PALAVRAS, O FRUTO DE SUAS ORAÇÕES ESTÁ AÍ PARA QUE TODOS POSSAM VER SER PROVADOS PELO FOGO DA VERDADE.
    A PAZ DE JESUS CRISTO.

    ResponderExcluir
  19. Concordo com o Fillipe Salles:"...não quero causar polêmica, mas alertar para o foco que devemos seguir"...Não deveria chamar tanto a nossa atenção, a estatística de ibope de outras religoões, mas sim a necessidade que o mundo tem da verdadeira luz que ilumina a todo homem, a saber Jesus, e, através de nós, como Seus, totalmente, imitadores.
    Por isso, a parte que mais me marcou nesse texto, logo no primeiro parágrafo, foi:"...Entre os grupos, e mesmo dentre eles, estão os moderados que erguem voz para alertar do perigo de perderem o foco com discussão tão inútil."...me pareceu muito mais sábio.
    Paz, queridos!

    ResponderExcluir
  20. Caro Marcelo. Excelente seu arquivo. Induzida pela Igreja Católica Romana, a maioria das pessoas, inclusive protestantes, pensa que basta praticar alguma ou algumas boas obras para tornar-se cristão. Penso, todavia, que cristão não é nada disso, mas uma experiência com ou confiança na pessoa Jesus Cristo. As pessoas, cuja maior parte desconhece a doutrina cristã expressa na Bíblia, não sabem que uma
    das mais ilustres figuras do cristianismo - apóstolo Paulo - ensinou que até Satanás se manifesta como anjo de luz (2 Cor 11.14-15).

    ResponderExcluir
  21. chico xavier era um safado oh velho sem vergonha cheio do cão Curto e grosso porem verdadeiro

    ResponderExcluir
  22. oh crentes seja la qual seja a crença IGNORANTES não sabem ler?
    Querendo aprender sobre o direito de julgar, leia este artigo:

    http://www.genizahvirtual.com/2009/07/devemos-julgar.html

    De resto, faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!

    ResponderExcluir
  23. Quanta bobagem, quanta soberba, quantos julgamentos...Quem somos nós, o quão somos, ca um, melhor que nosso semelhante para julga-lo?
    Agnóstico que sou, acredito que as boas ações, guiadas não pelo desejo de se mostrar melhor que, ou superior ao próximo, mas feitas por verdadeiro amor, como nos ensinou Jesus é que nos aproximam d'Ele.
    Robson - BH

    ResponderExcluir
  24. A grande verdade é unicamente esta: não julgueis para não seres julgados... Quantos estão de cara limpa e coração puro? Sabemos falar do outro, mas não olhamos para nós mesmos? (a trave no olho) Estou cansado de hipocrisia de todas as partes (seja nas igrejas, na política, na mídia em geral). O que mais me assusta é que milhares de pessoas esqueceram do mais importante: ame a Deus sobre todas as coisas e ame ao próximo como a si mesmo. O que interessa é a ira, a comparação, a vociferação. O que interssa é o dinheiro e a sua co-relação com a graça divina! Mentira! Há muito tempo o meio evang[élico está contaminado e há muito tempo inúmeros pastores servem a si mesmos e ao poder temporal. Engraçado... quando da proposição da reforma de Lutero acreditava-se que a Igreja poderia ser corrigida dos seus desvios. Mas olhando agora para o século XXI, o que mais vemos são os mesmos pecados da época da inquisação e das indulgências: bençãos em troca de objetos ou favores. Basta de hipocrisia! Não adianta levantar explicações e críticas ao espiritismo e a Chico Xavier se não não somos cristãos de verdade! E, se formos cristãos de verdade não teremos ira e sim amor...

    ResponderExcluir
  25. E que grande diferença de bosta tu fez em julgar se ele era ou não cristão, heim? Grande diferença.

    ResponderExcluir
  26. Tudo bem. É claro que todos nós temos nossos pecador, mas não há, na minha opinião, um julgamento de quem é mais pecador ou mais justo no texto do Marcelo. O que há é uma constatação de que o espiritismo e, por conseuqencia, os espíritas, não são cristãos. Alguém que tenha o mínimo conhecimento bíblico duvida disso? Pr. Luiz Carlos - IBPalmeira de Niterói - kcsbraga@ig.com.br

    ResponderExcluir
  27. O espiritismo é uma forma manifestação ocultista por definição e demonstrações por demais conhecidas. Seus dogmas e sua fé tem sim relação-e muito profunda por sinal-com satanás. Nós,como cristãos,não devemos sequer nos prestar a discutir as vantagens do espiritismo. Como conhecedores das palavras,devemos simplesmente rechaçar qualquer relação com essa fé indgna de Cristo que veio para enganar a muitos. Sem comentários a respeito da pessoa de Chico Xavier.

    Jasmim Teixeira.

    ResponderExcluir
  28. Marcelo parabéns pelo texto. Qto ao Chico, se era cirstão ou naõ, pergunto:"Se,com tua boca, confessares a Jesus como Senhor e,em teu coração creres, que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. porque com o coração se crê para justiça e com o boca se confessa a respeito da salvação.Porquanto a Escritura diz: Todo aquele que nele crê não será confundido" Rm 10:9-11.Pergunto: Alguém ouviu ,alguma vez, uma confissão do Chico Xavier de que JESUS ERA seu Salvador e SENHOR? nELE!

    ResponderExcluir
  29. bom dia meu amigo, não farei uma critica, mas sim um alerta. Imaginemos uma pessoa, completamente leiga e que nunca teve ensinamentos religiosos, perante a uma situação de visita a uma igreja pentecostal, aonde os "irmãos" recebem o Espirito Santo, ficam rodando, batendo os braços, uma situação aonde pessoas caem endemoniadas, possuídas e são libertas ! Pessoas gritando o tempo todo bem alto, com o pastor dizendo a cada 10 palavras nome do Ser das Trevas. O que essa pessoa que foi buscar, recebeu ? O Espírito de Deus traz paz, leveza e mansidão ? Temos que tomar muito cuidado, O TELHADO É DE VIDRO, não podemos jogar pedras para o alto sem estarmos preparados, conforme tenho visto nas visitas a algumas igrejas.

    ResponderExcluir
  30. Já estou de saco cheio destas propagandas enganosas. Ufaaaaaaaaa como diz nas Escrituras “enganam e são enganados” por que é isso que simplesmente buscam. Espírita/Macumbeiro ta brotando como grama e juntos formam um excelente esterco.
    Na Boa o religiãozinha medíocre prá pessoas medíocres.
    Ser filho do altíssimo é tudo!!!
    Porem tem muita gente que troca esse privilégio prá voltar como cachorro, gato chinchila do Paraguai.
    Sorry.

    ResponderExcluir
  31. CARLOS ALBERTO R. NOBRE.15 de setembro de 2010 11:11

    A PAVRA DE DEUS NOS DIZ NA CARTA AOS HEBREUS CAPÍTULO 9 VERSÍCULO 27, AO HOMEM ESTÁ ORDENADO MORRER UMA VEZ VINDO DEPOIS DISSO O JUÍZO.
    UM DIA TODOS TEREMOS QUE NOS APRESENTAR DIANTE DO TRIBUNAL DO SENHOR PARA PRESTARMOS CONTAS DE TUDO QUE FIZEMOS, DE BOM, E DE RUÍM, GRANDE OU PEQUENO,COMO DIZ EN JOÃO CAP.5 VS.28 E 29 QUE DIZ, CHEGARÁ O DIA EM QUE TODOS OS QUE SE ENCONTRAM NA SEPULTURA OUVIRAM A VÓZ DO FILHO DE SEUS, E OS QUE FIZERAM O BEM SAIRAM PARA A RESSUREIÇAÕ ETÉRNA E OS QUE FIRAM O MAL SAIRAM PARA A CONDENAÇÃO ETERNA.
    NÃO ACEITAR JESUS E NÃO PRATICAR A SUA PALAVRA É O MAIOR MAL QUE O HOMEM PODE FAZER POQUE O PRÓPRIO SENHOR DISSE NA SUA PALAVRA QUE AQUELE QUE NÃO TEM O FILHO NÃO TEM O PAI, E AQELE QUE NÃO CRÊ NO NELE JÁ ESTÁ CONDENADO, PORQUANTO NÃO CREU NO UNIGENITO FILHO DE DEUS

    ResponderExcluir
  32. O COMENTÁRIO DE 10 DE SETEMBRO DA SENHORA BETHANIA ESTA UM POUCO EQUIVOCADO, POIS QUANDO JESUS FALA SOBRE OS FALSOS PROFETAS NO LIRO DE MATEUS CP.7 DOS VS.15 AO 20 QUE PELOS SEUS FRUTOS OS CONHECEREIS, ELE ESTAVA FALANDO SOBRE OS FRUTOS DO ESPÍRITO SANTO QUE SÃO 1AMOR, 2ALEGRIA, 3PAZ, 4PACIÊNCIA, 5BENIGNIDADE, 6BONDADE, 7LONGANIMIDADE, 8MANSIDÃO, E 9FÉ QUE SÃO OS NOVE FRUTOS DO ESPÍRITO SANTO, E PARA TÊ-LOS É NECESSÁRIO ENTREGAR A VIDA PARA JESUS E PRATICAR A SUA PALAVRA.
    E NÓS PODEMOS ENCONTRAR A RELAÇÃO DESTES FRUTOS NA CARTA AOS GLATAS NO CAPÍTULO 5.

    ResponderExcluir
  33. Bastante interessante o artigo e as opiniões que desencadeou.Podemos analisar que a penetração de Chico Xavier no público alvo desse periódico é surpreendente de certa forma.As mazelas da igreja evangelica contemporânia, que prega Gilbert/Sartre/Conte, num mix de capitalismo/imediatismo/positivismo e chama de cristianismo já dá um desconforto em muitos (inclusive nos pastores).Essa é com certeza a hora de caminharmos a segunda milha.É a hora de sermos vasos de Deus, cheios do Amor que vem Dele e nutre o Universo com suas 100 bilhões de galaxias(isso que conseguimos ver através do telescópio Huble)ou mais.Permanecendo em Jesus em comunhão(João cap. 15 vv.4-10), tudo terá nexo.
    Chico Xavier era apenas um cisco, como ele mesmo dizia.

    ResponderExcluir
  34. Excelente matéria. Se tomarmos como base a Parábola do rico e do lázaro, onde o rico em pleno inferno preocupava-se com seus irmãos caminhando ao seu encontro, podemos pensar que nesse aspecto "Chico está nos vendo", mas não há como interferir. Cristãos são aqueles que creem no Senhor Jesus como único e suficiente salvador e tem na Palavra de Deus sua única regra de fé e prática. Marcos B. Ferreira

    ResponderExcluir
  35. legal perceber por esse lamentável ataque à Chico que o Espiritismo está mesmo em alta...

    no Faustão domingo passado uma enquete demonstrou que 81% acreditam em reencarnação..

    cadê os crentes?
    ah! sim! estão assistindo os filmes e lendo os livros

    e, só para completar - infelizmente o Espiritismo é cristão sim - quer queiram ou não...

    toda a obra de Kardec toma Jesus como Mestre a ser seguido e amado - daí que quem segue Jesus é cristão sim...

    mais cristão do que os que adotam a tal Teologia da Prosperidade enquanto Jesus mandou ter apenas 1 vestido e não levar ouro na bolsa...

    voces são hipócritas tal e qual os fariseus

    ResponderExcluir
  36. Eu agradeço muito por esta matéria , já tinha certeza que o espiritísmo não levava a nada e que só pela Graça do Senhor Jesus que somos salvos. Deus abençoe e estarei atenta a todas as informações que postarem. Gosto muito de estar bem informada.
    Fiquem todos na Paz do Senhor.

    ResponderExcluir
  37. Agradeço muito a matéria publicada, recebi com muito carinho. Já tinha minha certeza do Caminho e claro que este tipo de matéria só tem a nos fortalecer e fincar a nossa fé no Senhor Jesus. Com certeza, como já está escrito na Palavra de Deus, Ninguém Vem ao Pai a não ser Por MIM,(Jão 14:6) é algo que se cumpre a cada dia ao vermos centenas de pessoas buscando à Palavra com tanta sede. Sou muito feliz por fazer parte do Povo de Deus e ter a certeza da minha salvação.
    Deus abençoe todos vocês que dedicaram seu precioso tempo para nos edificar.
    Fiquem na Paz do Senhor.
    Bel

    ResponderExcluir
  38. É lamentável que ainda se criem espaços para atacar o credo alheio. Infelizmente falta muito para se compreender sobre o que efetivamente é o Amor de Deus e sua Magna Presença em nós. Discussões ou comentários que incitem sobre a diferença da idéia do "outro" só servem para uma única coisa, guerras e individualização. Quando elevarmos nosso nível de consciência e ESTUDARMOS com o Coaração e não com o ego sobre a história do homem e sua ligação com o Universo, certamente teremos menos a julgar e mais para amar.
    Há algo em torno de 200 bilhões de galáxias no Universo, então é algo para se pensar, até onde vai a Sabedoria Divina? Será que somos realmente a tal "raça" privilegiada de toda criação e somos detentores de todo esse conhecimento que acereditamos ter?
    Passei 10 anos estudando o kardecismo, e depois me converti ao cristianismo evangélico, e por mais dez anos estudei a Palavra à Luz do dogma Batista, e sabe o que descobri? Que nada sabemos sobre o que efetivamente Jesus veio nos ensinar. Há muito mais VIDA no que o Amado Jesus nos trouxe do que o que muitos pastores e homens ditos missionários dizem por aí.
    Uma coisa é certa, estamos TODOS no caminho de volta para o Pai, uns mais a frente e outros atrasados, e isso independe da bandeira dogmática que carregamos no peito. É só ouvir a Voz do Coração. Paz, Luz e Harmonia a todos.

    ResponderExcluir
  39. OI MEU NOME E PAULO ALEXANDRE,MORRO EM OLINDA-PE,E ACHO ESSES COMENTARIOS UMA FALTA DE RESPEITO COM O ESPIRITISMO,VOCÊS QUE SE DIZEM CRISTÃOS,NÃO SABEM O QUANTO ISSO MACHUCA OS SEGUIDORES DA DOUTRINA,POR ISSO RELIGIÃO NÃO DIZ NADA ,O QUE VALE E O QUE TA DENTRO DOS CORAÇÕES DO SER HUMANO,SEJA ELE,BRANCO AZUL,VERDE,NEGRO,AMARELO CHINÊS,UNIVERSAL,O QUE IMPORTA PARA DEUS E A SUA FÉ SUA CONVICSÃO DE FAZER O BEM ,FIQUEM COM DEUS

    ResponderExcluir
  40. É a primeira vez que vejo um texto coerente neste site do Genizah, que fala a verdade sem agredir ou julgar! Parabéns!!! É isso mesmo! Disseste toda a verdade sobre o espiritismo, e àqueles espíritas que comentaram aqui ofendidos devemos nossas orações, pois estão no abismo, vendados pelo diabo. Posso afirmar isso porque minha vida foi um verdadeiro inferno até meus 29 anos pois EU ERA ESPÍRITA, trabalhava na mediunidade, inclusive, sem saber da verdade. Mas JESUS ME LIBERTOU!!! E hoje sei que os coitados espíritas são enganados como eu fui e precisam urgentemente de orações para que abram seus corações ao ÚNICO E VERDADEIRO EVANGELHO: o de CRISTO!!!
    Meu testemunho sobre o que o espiritismo fez comigo durante 29 anos está no meu blog: www.cumprindoumchamado.blogspot.com
    A Paz de Cristo!!!

    ResponderExcluir
  41. Rodrigo Rocha-Curitiba/PR16 de setembro de 2010 12:09

    Otimo Marcelo, realmente o povo precisa ser alertado sobre o lixo espiritual que vem entulhando nossos meios de comunicação. Bem da verdade emissoras como a Rede Globo tem o interesse de promover não só o espiritísmo,mas ela vai muito alem disto ela que transformar nosso país num caldeirão ecumênico. Sabemos que hj vivemos num país onde a diversidade religiosa é grande e que todas convivem em termos "harmoniosamente" sem muitas intrigas, isso bom mas essa tolerância e repeito não pode ser transformado em aceitação dentro do evangelho e até fusão.Porém objetivo da rede Globo e até de outra emissoras é destacar os pontos fortes de cada religião(ou filosofia) e cultura pagã: o hinduísmo, o Islã, os espiritísmo, as religiões afro em geral, o budismo e outras filosofias e introduzirem isso nos lares cristãos(seja ele católico ou protestantes) afim de que as familias possam incorporar isso a seus costumes e até praticar certos rituais, a titulo até fazerem bem a saúde, pois geralmete incentivam o ritual sem mostrar a origem e qual o objetivo real deles.E o mais interssante de tudo eles também mostram o cristinaismo, mas fazem o favor de prinicpalmente que os protestantes(ou crentes, como prefiro ser chamado) sejam destacados nas coisas negativas ou ridicularizando.
    Não assisti o filme do Chico Xavier(tampouco tenho interesse em assitir) mas sei que vindo de um admirador dele logicamente irá defende-lo e a moda brasileira com certeza irá imbutir de forma sorrateira e bem "intencionada" os conceitos espirítas de forma que eles venha a seduzir e até até serem admirados e praticados por muitos de nossos irmãos fracos na fé, que por não examinarem as escrituras acabam no pecado de praticar o sincronismo religioso, dizendo que estão aplicando as boas práticas destas filosofias estranhas no cristianismo, porque são muito parecidas com o nosso conceito biblico.Bom para estes só tenho um conselho, leiam a biblia, mas não leiam apenas como um jornal ou um livro do chico xavier, EXAMINEM as escrituras, ou seja a cada frase ou palavra busquem seu significado e peça ao ESPIRITO SANTO(o unico espirito que a biblia recomenda que consultemos) qual aplicação disto para na nossa vida nos dias atuais, pois a perfeição da palavra de Deus é tamnha que transcede os tempos, cultura e linguas.Somente assim estaremos livres e apercebidos para identificar o que é lixo e o que algo que pode ser aproveitado nos nossos meios de comunicação.

    ResponderExcluir
  42. A minha opinião é: O espiritismo é satânico e ponto. Chico Xavier era mais um anjo (diabinho) dos muitos que caíram assim como Lúcifer.
    Ele deve está no famoso umbral ou nas trevas que é o lugar de todos os que não aceitam Cristo como o único Salvador.
    Um abraço
    Ronaldo Macedo

    ResponderExcluir
  43. Simplesmente lamentável o texto e os comentários dos que se dizem Cristãos...Será que vocês realmente sabem o que é ser um
    Vanessa
    Cristão? O que significa Cristo para vocês?
    Bom se vocês não acreditam em reencarnação e principalmente no mundo dos espíritos. Morreu acabou....então como podem acreditar em Jesus ainda, ele está morto!!! Como ele ainda pode vir salvar vocês se espirito não existe.
    Quem sabe o dia que vocês desencarnarem, vocês despertem.

    ResponderExcluir
  44. Eu convivi com muitos evangélicos e as piores atitudes que pude presenciar foram lá.... Porque eles se escondem.... fazem por debaixo dos panos e erguem uma bandeira que julgam ser única....
    Religião pra mim tá nos 10 mandamentos... siga aquilo que tá lá e já era....
    Foi comentado o numero de pessoas que viram e que irão ver o filme etc... muitas estatísticas... e os numeros de doações nas igrejas e seus valores...???? ninguém divulga???? hipocrisia é pecado.... kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  45. se cada um seguisse a biblia na excencia sem egocentrismo religioso, orasse mais uns pelos outros na pratica, seriamos mais do que somos hoje. A globo batera no tema , homossexualidade e espiritismo, pois ja se sente o medo de um brasil cristao praticante. Assim como o filme deste andreluiz ta na pompa, eu desafio a globo a passar o filme "deixados para traz". vamos fazer esta campanha brasil !!!!

    ResponderExcluir
  46. é tão sem fundamento o teu argumento que comentar seria perda de tempo!

    ResponderExcluir
  47. Descordo de vcs Deus é unico ninguem pode mudar,mas é real tudo que acontece nas nossas vidas passdas voltarem a nossa vida atual,muitos não explica tudo que acontece pq acontec,sabemos que nosso atos tem poder,colhemos aquilo que plantamos e quando não sabemos o que plantamos,vcs ñ são obrigado a acreditar na historia de chico xavier,mas devem respeitar aqueles que acreditam sejam eles crentes ou catolicos ou qualquer que seja religião,sou catolica mas acredito em reencarnação e sei que muitos fatos seja decorrente a nossa vida passada.

    ResponderExcluir
  48. Parabéns ao Sr. Marcelo Lemos por esse excelente artigo. Gostaria de pedir licença para oferecer a minha colaboração acrescentando que esse tipo de discussão faz parte de um processo de aprendizado espiritual, onde aqueles que se sentem "ofendidos", indignados ou ameaçados em suas crenças, poderão ter seus interesses despertados para conhecer um pouco mais do que a Vida lhe reserva, pois a única certeza que todos têm é que a morte um dia chegará pra TODOS. E nesse momento, talvez muitos de nós tenhamos "surpresas". Sendo assim, gostaria de deixar a todos um conselho: procurem conhecer o que esse apóstolo do BEM, o Sr. Francisco Cândido Xavier encontrou na Doutrina Espírita, que o fez ser esse SER HUMANO tão doce, tão amável, que fez da sua vida um exemplo de doação. Quem sabe, um dia sejamos dignos de "desatar o nó de suas sandálias". "Ouça quem tem ouvidos de ouvir".
    Muita paz em vossos corações!

    ResponderExcluir
  49. O ARTIGO É OTIMO. O QUE NÃO DÁ PRA AGUENTAR SÃO OS COMENTÁRIOS. VAI LER A BÍBLIA POVO. O QUE ACONTECE É QUE O MUNDO ENTROU NA IGREJA A MUITO TEMPO. ENGRAÇADO É QUE A BÍBLIA DIZ: VENHA COMO ESTÁS. E O POVO E ATÉ OS LIDERES ESTÃO DIZENDO VENHAM E PERMANEÇAM COMO ESTÁS, DEUS QUER SÓ O SEU CORAÇÃO. ACREDITO NO ECUMENISMO SOCIAL, DEVEMOS VIVER BEM COM TODOS, INDEPENDENTE DE RELIGIÃO, MAS ACEITAR SEUS CONCEITOS RELIGIOSOS (ECUMENISMO RELIGIOSO)AI É MUITO DIFERENTE.A PALAVRA É SÓ UMA, MAS CADA UM INTERPRETA DA MANEIRA MAIS CONVINCENTE E CÔMODA PARA SI.o EVANGÉLHO ESTÁ MUITO FACIL HOJE, CADE O VERDADEIRO EVANGEHO DE CRISTO. AO INVÉS DE LEREM A PALAVRA O POVO TA LENDO LIVROS, SEJAM EVANGÉLICOS, ESPIRITAS OU OUTROS, COM DISCUPA DE QUE TEM QUE CONHECER O QUE OS OUTROS PREGAM PARA SABERMOS DEBATER, (DEPENDENDO DA VISÃO É VALIDO), MAS ESTÃO ESQUECENDO DE LER A PALAVRA DE DEUS QUE É O MANUAL CRISTÃO, QUE NÃO TEM MARGENS PARA ERRO. ENTÃO POVO, VAI LER A BÍBLIA E PAREM COM ACHOMETROS.

    ResponderExcluir
  50. Gloria a Deus!Gloria a Deus!Gloria a Deus! Excelente materia, aclaradora materia, parabens ao autor.O post do amigo que perguntou se a teologia da prosperidade é uma forma de espritismo esta excelente!! apesar de achar que é pior ainda, pois na teologia da prosperidade se vc nao der dinheiro(leia-se se vc nao comprar, jamais terá nada de Deus)nao poderá desfrutar das "bençaos.

    ResponderExcluir
  51. Sobre a religião Espiritismo não conheço a fundo. Só sei que suas fundamentações gnósticas possuem explicação espiritual-humano (é pleonasmo mesmo) para tudo que acontece entre o céu e a terra. Se é anticristã ou não, se coloca apenas na questão de compara-los aos nossos valores religiosos a cada qual fomos criados. Como o autor deste artigo propõe.
    Os espíritas se dizem cristãos, mas qualquer pessoa de outras religiões pode entrar no Espiritismo, inclusive, católicos, umbadistas, até quem sabe um evangélico.
    Entretanto, é importante salientar que a caridade é uma (ou até a) virtude de pessoas espíritas que conheço. As pessoas neste blog podem discordar de mim e até do próprio autor, mas isso, não se pode negar!
    E desde já peço desculpas ao autor e de forma nenhuma julgo suas palavras, pois estão perfeitamente fundamentadas pela fé e valor que te correspondem, mas fazendo um distanciamento como um irmão o fez aqui (Sr. Vinicius Cabral). Eu digo por experiência humana e de Deus: não podemos julgar (mto discutido em outro artigo neste blog).
    Logo, podemos ampliar nosso conhecimento sobre o assunto espiritismo, mas não podemos julgar se eles são ou não são anticristo. Olhe as ações que eles fazem: caridade! Tem um valor tão próximo de Cristo que nem podemos imaginar!
    E levanto a questão: "Aos olhos de Deus, será que eles já não estão salvos pela suas obras de amor e compaixão com o próximo?"
    creio que a reposta, novamente, esbarrará nos valores religiosos que fomos criados.

    ResponderExcluir
  52. Olá, graças e paz,

    Amados(as), sabemos que não é nada agradável falar a verdade principalmente quando ela vai contra a fé de alguém. Mas como disse Jesus: “quem tem ouvidos pra ouvir,ouça” Mateus 11.15; em João 6.60-69, muitos discípulos do Mestre disseram que o discurso dele era muito duro de ser ouvido. O Senhor simplesmente pergunta: “isto escandaliza-vos?”, mais adiante ele também diz para os doze: “Quereis vós também retirar-vos?”. O apóstolo Paulo ao exortar os gálatas, questiona: “Fiz-me acaso vosso inimigo, dizendo a verdade?” e complementa dizendo que é bom ser zeloso do bem.

    A questão é que a partir do momento que conhecemos a verdade em Cristo temos o dever de anunciá-la, quer ouçam quer deixam de ouvir. Fazemos isso por amor ao próximo. Não há meio termo no reino espiritual, ou seguimos realmente a Jesus ou não. Há muito engano religioso por aí. E a conseqüência desse engano pode ser funesta, uma eternidade sem Deus. Por isso temos urgência em compartilhar o verdadeiro Evangelho de Deus para que as pessoas também tenham a verdadeira salvação em Jesus.

    Infelizmente, não há comunhão entre as doutrinas cristãs e as doutrinas espíritas. Foi dito que ‘‘fora da caridade não há salvação’’, mas na realidade é fora de Jesus que não há salvação:
    Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos” Atos 4.12, nisso vemos uma diferença enorme de ensinamentos.

    Quanto ao exclusivismo religioso por parte dos evangélicos, é preciso considerar que todo mundo que acredita em alguma fé se posiciona a favor dela, acredita que ela está certa e seu oposto não. Isso acontece em todas as religiões inclusive no próprio Espiritismo codificado por Kardec. Esse, no livro A Gênese cap. 1, item 19, disse que crenças como astrologia, alquimia, feitiçaria e magia são crenças ridículas e que o moderno espiritismo acabou com elas. No cap 17, item 40, fala-se que o Espiritismo vai converter toda a humanidade. Já no cap 18, item 17, está escrito que todo gênero humano vai girar em torno do espiritismo independente de qual crença cada um tenha. Diante de tudo isso, perguntamos, onde o Espiritismo abraça ‘’cosmicamente’’ todas as religiões se ele mesmo afirma que certas crenças como as que mencionei acima são ridículas e acabou com elas? Porque todos terão que girar em torno do espiritismo somente? Tal análise só vem confirmar que o Espiritismo é exclusivista sim.

    Vi o relato da Ana que se declara católica e crê na reencarnação. Tal duplicidade é impossível de acordo com o Espiritismo kardecista. No livro Obras Póstumas, pag 363, FEB – Futuro do Espiritismo, somos informados que a nova doutrina veio restaurar a verdadeira religião do Cristo que se tornou nas mãos dos padres comércio de tráfico vil. Então vemos que ou se é católico ou espírita, mas não os dois.

    Enfim, amados espíritas , só há uma verdade, e ela é Jesus Cristo, o Filho de Deus. Ele disse: “eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim”. João 14.6. Fale com Ele sobre suas dúvidas e suas possíveis ‘’certezas’’. Peça-lhe discernimento para mostrar se essa certeza sobre as ‘’outras’’ vidas é real mesmo, pois o diabo é o pai da mentira e sabe manipular com enganos o mundo espiritual se transfigurando em espírito de luz (2 Coríntios 11.14,15).

    Saiba, o Senhor mostrará toda a verdade se você for receptivo e sincero. Converse com Ele.

    Na fé,

    Sarah

    ResponderExcluir
  53. Valeu pela matéria Marcelo, que Deus continue te usando como atalaia para alertar a todos sobre os enganosos disfarces de Satanás.

    ResponderExcluir
  54. Antes de fazer meus comentários sinceros, vou me apresentar. Eu fazia parte de vossa igreja (a evangélica e tradicional), mas a reflexão me fez sair dela para estudar (estudar muito), porque hoje penso que o estudo é a melhor forma (na verdade, a única) de se chegar a uma conclusão quando o assunto é religião. É preciso deixar de ser passivo e não aceitar tudo o que é dito. É necessário agir, tomar iniciativa, buscar, concluir por si mesmo! Em outras palavras, é preciso PENSAR!
    Então vou às minhas considerações:
    Se os espíritas são ou não cristãos, é tudo uma questão de palavras. Como escreveu Allan Kardec, “Uma língua perfeita, em que cada idéia fosse expressa por um termo próprio, evitaria muitas discussões”. Portanto, é inútil esse tipo de discussão, pois o espírita pode ter uma definição da palavra cristão, e o evangélico, outra. Assim, quando o espírita se diz cristão, o evangélico discorda, mas isso porque ele (o evangélico) está levando em consideração a sua definição evangélica do termo. Portanto, repito: tal discussão é inútil.
    Tenho outras considerações a fazer, ainda ao autor e a alguns comentaristas:
    1) Antes de “julgar” alguma coisa em favor de outra, é necessário conhecer MUITO BEM ambos os lados. Já estudastes o espiritismo suficientemente antes de fazer vossas acusações? Percebi que alguns dos que comentaram têm idéias pré-concebidas, e portanto não sabem o que falam.
    2) Acreditam os evangélicos que Jesus é Deus. Eu, particularmente, não sei se Jesus é Deus ou não. Estou buscando pela resposta. O que tenho a dizer neste ponto é que o grande cientista e estudioso de religião sir Isaac Newton, que era protestante, não acreditava que Jesus possuía a natureza divina, ou seja, para Newton, protestante (repito), Jesus não era Deus, como acreditais. Por que estou fazendo esta consideração? Simplesmente porque quero dizer que esse homem muito estudou e leu para chegar a tal conclusão (ele foi um teólogo cristão protestante, muitos desconhecem isso), o que me faz pensar que o que hoje os “cristãos” protestantes e mesmo católicos têm como verdade pode ser, na verdade, resultado de uma interpretação incorreta das Escrituras e das próprias palavras de Jesus! Quem sois para vos considerar intérpretes infalíveis? Além disso, a própria Bíblia deve ter sofrido alterações ao longo dos séculos (o que preciso estudar melhor também).
    3) Outra coisa interessantíssima, já que entrei no assunto interpretação: Quantos evangélicos ainda acreditam que as espécies de seres vivos permanecem imutáveis desde a criação até os dias de hoje? Muitos, não? Vós que considerai-vos intérpretes infalíveis das Escrituras, não percebeis aqui claramente um erro na vossa interpretação? Pois a ciência já mostrou que as espécies evoluem. Isto é incontestável.
    4) E agora que falamos de evolução, não entendo a separação existente entre os chamados criacionistas e os evolucionistas. Outra discussão inútil, porque não se entendem acerca das palavras! Outra questão de palavras! Eu, particularmente, sou um evolucionista criacionista! A evolução não exclui a criação e vice-versa. “A linguagem de Deus”, do cientista protestante americano Francis Collins, é uma ótima leitura.
    5) E para terminar: todos sabem que a chamada Igreja (Católica) julgou/condenou no passado, entre outros (muitos outros), aqueles que defendiam que a Terra não era o centro do universo, porque a idéia ia contra as Escrituras. Que aconteceu 350 anos depois da morte de Galileu? Exatamente. A Igreja admitiu seu erro e pediu desculpas ao ilustre astrônomo.

    E eu pergunto: Quem vós estais condenando hoje?

    Desculpai-me, foi um desabafo.
    Um abraço, e que Deus nos ilumine na estrada do conhecimento e na descoberta da verdade.

    ResponderExcluir
  55. Antes de fazer meus comentários sinceros, vou me apresentar. Eu fazia parte de vossa igreja (a evangélica e tradicional), mas a reflexão me fez sair dela para estudar (estudar muito), porque hoje penso que o estudo é a melhor forma (na verdade, a única) de se chegar a uma conclusão quando o assunto é religião. É preciso deixar de ser passivo e não aceitar tudo o que é dito. É necessário agir, tomar iniciativa, buscar, concluir por si mesmo! Em outras palavras, é preciso PENSAR!
    Então vou às minhas considerações:
    Se os espíritas são ou não cristãos, é tudo uma questão de palavras. Como escreveu Allan Kardec, “Uma língua perfeita, em que cada idéia fosse expressa por um termo próprio, evitaria muitas discussões”. Portanto, é inútil esse tipo de discussão, pois o espírita pode ter uma definição da palavra cristão, e o evangélico, outra. Assim, quando o espírita se diz cristão, o evangélico discorda, mas isso porque ele (o evangélico) está levando em consideração a sua definição evangélica do termo. Portanto, repito: tal discussão é inútil.
    Tenho outras considerações a fazer, ainda ao autor e a alguns comentaristas:
    1) Antes de “julgar” alguma coisa em favor de outra, é necessário conhecer MUITO BEM ambos os lados. Já estudastes o espiritismo suficientemente antes de fazer vossas acusações? Percebi que alguns dos que comentaram têm idéias pré-concebidas, e portanto não sabem o que falam.
    2) Acreditam os evangélicos que Jesus é Deus. Eu, particularmente, não sei se Jesus é Deus ou não. Estou buscando pela resposta. O que tenho a dizer neste ponto é que o grande cientista e estudioso de religião sir Isaac Newton, que era protestante, não acreditava que Jesus possuía a natureza divina, ou seja, para Newton, protestante (repito), Jesus não era Deus, como acreditais. Por que estou fazendo esta consideração? Simplesmente porque quero dizer que esse homem muito estudou e leu para chegar a tal conclusão (ele foi um teólogo cristão protestante, muitos desconhecem isso), o que me faz pensar que o que hoje os “cristãos” protestantes e mesmo católicos têm como verdade pode ser, na verdade, resultado de uma interpretação incorreta das Escrituras e das próprias palavras de Jesus! Quem sois para vos considerar intérpretes infalíveis? Além disso, a própria Bíblia deve ter sofrido alterações ao longo dos séculos (o que preciso estudar melhor também).
    3) Outra coisa interessantíssima, já que entrei no assunto interpretação: Quantos evangélicos ainda acreditam que as espécies de seres vivos permanecem imutáveis desde a criação até os dias de hoje? Muitos, não? Vós que considerai-vos intérpretes infalíveis das Escrituras, não percebeis aqui claramente um erro na vossa interpretação? Pois a ciência já mostrou que as espécies evoluem. Isto é incontestável.
    4) E agora que falamos de evolução, não entendo a separação existente entre os chamados criacionistas e os evolucionistas. Outra discussão inútil, porque não se entendem acerca das palavras! Outra questão de palavras! Eu, particularmente, sou um evolucionista criacionista! A evolução não exclui a criação e vice-versa. “A linguagem de Deus”, do cientista protestante americano Francis Collins, é uma ótima leitura.
    5) E para terminar: todos sabem que a chamada Igreja (Católica) julgou/condenou no passado, entre outros (muitos outros), aqueles que defendiam que a Terra não era o centro do universo, porque a idéia ia contra as Escrituras. Que aconteceu 350 anos depois da morte de Galileu? Exatamente. A Igreja admitiu seu erro e pediu desculpas ao ilustre astrônomo.

    E eu pergunto: Quem vós estais condenando hoje?

    Desculpai-me, foi um desabafo.
    Um abraço, e que Deus nos ilumine na estrada do conhecimento e na descoberta da verdade.

    ResponderExcluir
  56. Caros Irmãos,
    Antes de nos preocuparmos com o NOSSO LAR e a influência e as obras de CHICO XAVIER, DEVERÍAMOS olhar para nosso próprio "umbigo" e avaliar o que a Igreja Evangélica (Tradicional ou não) tem feito. Hoje somos obrigados a ouvir expressões com "essa Igreja é séria", ou "Esse Pastor é honesto", ou ainda "esse sim é um Cristão de verdade" e assim vai. NOSSA CASA está uma podridão, se perdendo em interesses NÃO CRISTÃOS... Qual exemplo damos aos Espíritas , ou Católicos e etc. ??? Se tem Igreja séria, é pq tem igreja corrupta, desonesta... Se tem Pastor honesto , é porque tem ladrão, vigarista..
    Nossa Igreja está se afundando na lama dos "interesses" pessoais, e nós vamos ficar criticando quém fez, certo ou não, de forma cristã ou não, alguma coisa pelo próximo.
    PRIMEIRO OLHE PARA SUA CASA !!! O que vc tem feito para engrandecer nosso Cristo? Como será que Ele julgará você ?? O que vc acha se Ele o julgasse da mesma forma que vc está julgando os outros?
    QUe Deus tenha MUITA misericórdia de vós .
    Ricardo

    ResponderExcluir
  57. Johnny Olbresck
    olbresck@yahoo.com.br

    Bem, visto as inúmeras discussões sobre o assunto, a única conclusão é: NUNCA se chegou a lugar algum discutindo-se quem está certo ou errado.
    A Verdade é, que há uma Grande contradição entre o que se diz ESPÍRITA e CRISTÃO, ou seja;
    Se na Filosofia Espírita é pregado como maior fundamento da religião o "fazer boas obras" a própria Escritura diz que: "por meio da Graça sois salvos, mediante a fé, e isso não vem de vós, é dom de Deus, não de OBRAS, pra que ninguém se glorie" (Efésios 2:8,9)
    Entenda-se não adianta usar de boas obras para se chegar a salvação, o fato, esquecido pelos que se professam espíritas, é que existe algo chamado GRAÇA.
    Exemplo: Quando os israelitas estavam quase entrando na terra prometida, tirando os povos dali , Moisés lhes disse "Quando, pois, o SENHOR, teu Deus, os tiver lançado de diante de ti, não digas no teu coração: Por causa da minha justiça é que o SENHOR me trouxe a esta terra para a possuir..." (Deuteronômio 9:4). Aos israelitas foi dito que tirassem da cabeça que estavam recebendo a terra prometida porque eram bons! Do mesmo modo, nossa salvação não é por sermos tão justos por nós mesmos que, de algum modo, a mereçamos.

    "... é dom de Deus ..."

    ResponderExcluir
  58. Mais um exemplo bíblico:


    " para que ninguém se glorie ..."

    O profeta Isaías pronunciou a condenação contra o rei da Assíria, que se gabara: "Com o poder da minha mão, fiz isto" (Isaías 10:13). Assim como Abraão declinou de dar ao rei de Sodoma um motivo para se gabar (Gênesis 14:23), Deus não nos dá oportunidade para nos gabarmos. Nossa salvação é totalmente dependente de sua misericórdia. Não há nada de justo ou maravilhoso em nossas próprias obras que possamos apontar para elas e reivindicar salvação. Não temos direito de nos gabar. O que temos merecido é morte (Romanos 3:23; 6:23), mas Deus, pela sua graça, nos dá uma saída.

    Pra encerrar, preciso dizer que se existe uma "verdade" na tese da reencarnação, ainda tenho que discordar e vos fazer pensar o que a Bíblia diz sobre esta "verdade":
    O estado do homem é profundamente desesperador, porém não irremediável, "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (JO 3:16)
    Jesus Cristo veio ao mundo com objetivo específico de "dar a sua vida em resgate de muitos" (Mc 10:45)
    Cristo se ofereceu a si mesmo a Deus pelos nossos pecados, para que possamos obter a salvação:
    "Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito;" (1 Pe 3:18)
    "Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados." (1 Pe 2:24)
    Que contraste com o que ensina o espiritismo! Vejamos o que escreveu Léon Denis ao negar o valor do sacrifício de Cristo em nosso lugar:
    "Não; a missão do Cristo não era resgatar com o seu sangue os crimes da humanidade. O sangue, mesmo de um Deus, não seria capaz de resgatar ninguém. Cada qual deve resgatar-se a si mesmo, resgatar-se da ignorância e do mal. Nada de exterior a nós poderia fazê-lo. É o que os espíritos, aos milhares afirmam em todos os pontos do mundo".
    Percebe-se aqui uma contundente tentativa de negar o valor da obra expiatória de Cristo na cruz. Ao dizer que o sangue, "mesmo de um Deus", não poderia resgatar ninguém, Denis está implicitamente, mais uma vez, negando a divindade de Jesus, a qual, como vimos, é afirmada pelas Escrituras.
    Caso, aceitemos essa afirmação, por acaso poderia eu considerar o Sacrifício de Jesus Cristo, o que a Bíblia chama de "Sacrifício de Tolo"? pois desta forma torno o Ato de Jesus na Cruz TOTALMENTE INVÁLIDO.
    O conceito espírita de salvação é aquele que a Bíblia chama de "outro evangelho".
    Ele é tão contrário ao caminho da salvação de Deus que a Escritura o colocou sob a maldição divina:
    "Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. (maldito)" (GL 1:6-8).

    ResponderExcluir
  59. Olá a todos! De vez em quando leio as matérias desse site e as acho muito interessantes. Dessa vez resolvi comentar, pois esse é um assunto que muito me incomoda. Sou cristã, no sentido bíblico e também sou cientista formada em astronomia. Achei o texto muito bem posicionado e acho que algumas pessoas não entenderam que esta é um reflexão cristã, embasada na bíblia. Se um espírita quer se declarar cristão, porque admira a Cristo é um problema dele, mas o fato é que de acordo com a bíblia as nossas boas obras são para Deus como trapos de imundice, ou seja, Deus não se impressiona com as nossas boas obras de forma que a salvação é pela fé e a caridade é consequência do nosso desejo de sermos com foi Jesus. Quanto a reencarnação já foi citado várias passagens bíblicas que condenam essa doutrina, entretanto, o evangelho não pode ser imposto se alguém quer crer de outra forma é livre para o faze-lo, o que não podem é deturpar o doutrina alheia. Jesus disse:"Eu sou o caminho, averdade e a vida, minguém vem ao Pia se não por mim", não há o que contestar a bíblia é clara. Ser cristão não é deixar de pensar e aceitar tudo que dizem, pelo contrário se o Pai nos deu capicdade de racionar e questionar é para que o façamos. Quanto aos problemas das igrejas evangélicas mencionados por alguns leitores, vale lembrar que as igrejas são feitas por pessoas e se há problemas é porque o ser humano é corruptível e não porque o cristianisnmo é falho. Em todos os segoemtos sociais, religiosos e etc há corrupção, hipocresia e pessoas querendo se aproveitar dos outros, isso é um fato, outro fato é que o cristianismo sempre foi e sempre será muito atacado, acredito eu, por ser uma religião que não aceita desvios doutrinários. Não dá para sermos "bonzinhos" e ouvir espíritas se dizendo cristãos e aceitarmos isso de bom grado, isso sim seria hipocresia, pois a doutrina espírita vai totalmente contra os ensinamentos bíblicos. Mas uma coisa é condenar a doutrina outra o doutrinado. Temos que respeitar os espíritas assim como queremos ser respeitados. Como disse, sou cientista e sofro muito preconceito e discriminação no meio em que vivo por ser cristã, e acho que a intolerância não pode haver de nenhuma das partes. Para finalizar, penso que quando discutimos as diferenças entre o cristianinso e o espiritismo estamos constatando fatos e não julgando ninguém. Se qualquer análise de situção contituísse um julgamento indevido não haveria questionamento, que foi o que levou a raça humana a chegar onde chegou. Tenho muito mais coisas a dizer mas vou ficar por aqui hoje, e acho que vou participar mais desse blog.

    ResponderExcluir
  60. A palavra de Deus é uma só. Ou vc crê ou não crê. A salvação é pela graça e não por obras, como esta escrito. Simples assim. Vc agnóstico ou não, ateu ou não, espírita, católico ou seja lá em que se baseia sua vida, a verdade é uma só. Todo olho verá e todo joelho se dobrará e toda boca confessará que Jesus é Deus e Senhor. Expiação Jesus fez quando foi crucificado. Ressucitou e não reencarnou. E quando vier o grande dia do Senhor, o dia do julgamento, ate mesmo nossas palavras serão julgadas, e obras tbm. Mas salvo mesmo, serão aqueles que tiverem o nome escrito no livro da vida. O meu esta e faço de tudo para continuar lá, e o seu?

    ResponderExcluir
  61. O espiritismo é muito bom para quem quer ser um grande sacana, aqui nesta vida, conforme esse doutrina. Imaginem se todos cressem assim, poderíamos matar, roubar, fazer tudo de ruim que viesse a mente, pois teríamos outra vida para pagar, e o melhor, não saberíamos de nada do passado. A minha próxima encarnação que se vire, não tó nem aí para ela! Seria muito fácil, não acham? Mas o espiritismo é um grande engodo, pois faz com que muitos, apegados a materialidade e a vida terrena creiam que ficarão vida após vida reencarnando, convivendo com entes queridos, reencontrando paixões, e sempre retornando sem lembrar de nada. O homem é um ingrato, pois recebeu o livre arbítrio e dele se serve para negar seu Criador e Àquele que verteu seu sangue por amor de todos nós, JESUS. É mais fácil, bem fácil crer nessas doutrinas que justificam todas as coisas e, dão explicações românticas para a morte, para a personalidade do individuo e para o flagelo da humanidade, do que crer e seguir a vontade de Deus, do que exercer sua liberdade e renunciar as benesses do mundo, com seus manjares, suas facilidades, suas libertinagens e concupiscências, do que ouvir a voz do Criador.

    ResponderExcluir
  62. "Quando vir alguém se desviando da justiça (a justiça de Deus é Jesus Cristo), vai e adverte-o para que não seja o sangue deste encontrado em tuas mãos." Ezequiel 3.
    Irmão, parabéns pelo texto, vc foi muito feliz em escrevê-lo, infelizmente, vemos, como disse Paulo, as pessoas deixando de crer na sã doutrina e se apegando a fantasias, mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.(II Tm 4.3-4)
    Jesus é O caminho para nos achegarmos a Deus e seguir Jesus não é só fazer boas obras, apesar de o sê-lo tb, mas é principalmente praticar as Suas palavras, que estão em toda a Bíblia sagrada e não somente nos textos que se referem às obras.
    O inimigo cegou o entendimento dos incrédulos a fim de que o evangelho (boas notícias de salvação por meio de Jesus Cristo)não os ilumine.(II Co 4.4) Não são as obras capazes de salvar-nos da eternidade sem Deus, mas sim Jesus, pois como por um homem entrou o pecado no mundo, por um homem o pecado saiu e todo Aquele que confessa Jesus como Senhor (a quem segue e obedece em tudo e não somente no que lhe apraz) e Salvador (por Ele somos salvos e não por obras).
    Mas graças a Deus que Aquele que anda com Ele, manifesta-se ao mundo como Ele. Ele foi obediente às Escrituras e assim nós somos tb.
    E se cairmos, temos um Advogado Jesus Cristo, que ao confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e Justo para nos perdoar e purificar. Aleluia!
    Não precisamos mais andar como ovelhas sem Pastor, Ele nos levará á Sua habitação eterna.
    Deus guarde o remanescente fiel!
    Com amor, queridos!
    Voltemo-nos sempre à Palavra.

    ResponderExcluir
  63. Concordo plenamente com seu texto porque ele tem embasamento bíblico.

    No final das contas, o que faz a diferença entre o CRISTIANISMO e o ESPIRITISMO é que os cristãos crêem na inerrância do EVANGELHO, e os espíritas crêem CEGAMENTE NOS ESCRITOS DE RIVAIL-KARDEC. Eu creio no Evangelho.

    PS: Acho que a série "Cold Case" não é exatamente espírita, pois o que eventualmente aparece no final é o agente policial "vendo" a vítima de um antigo caso que foi solucionado. Pode ser uma ilustração ... Bom, deixa para lá.

    (Fabrício Luz)

    ResponderExcluir
  64. A questão não é se o espiritismo ou a denominação X esta certa a questão é pra q acrescentar algo a mais no evangelho que Jesus nos ensinou? Dogmas e mais dogmas teorias e mais teorias cada dia mais estao sendo criadas sendo que o foco principal esta sendo esquecido...
    Vamos começar a pensar e a questionar ao que estamos seguindo e quem quer ser como cristo foi então comece por ver os exemplos baseados no que ele fez e nao de fulano X q disse ter recebido uma inspiração...

    ResponderExcluir
  65. esse povo que defende as "boas obras, vamos amar as religiões, chico xavier era bonzinho" não lê a bíblia. não adianta descutir. é pérola aos porcos.

    Boas obras NÃO salvam!! por meio da fé em cristo é que SOMOS salvos!!! o texto tá cheio de versículos exemplos.

    claro que boas obras acompanham os SALVOS, se não é da boca p fora mesmo!!!! mas ser bonzinho sem fé na obra redentoraa de Cristo não salva!

    Chico xavier não é cristão nessa vida, nem em outra! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  66. Como espírita, meu coração fica ferido ao ler isso tudo. Chico, independente da religião que professava, foi um homem com um coração lindo que fazia a caridade pelo prazer de ajudar e ver o bem do próximo. Não costumo dicutir religião porque acredito que qualquer que seja ela, ao tirar um jovem do caminho do mal, está prestando um bem à humanidade. Mas depois de tantos comentários horríveis e sem sentido, fico a me perguntar: "Por que o espiritismo está incomodando tanto?" Não entendo! Para aqueles que insistem em dizer que espiristismo não é cristão, leiam o Evangelho Segundo o Espiritismo. Informem-se, pelo amor de Deus! E parem de falar tanta besteira infundada!!!
    Bethania, Rita e os demais conscientes... que Deus os abençoe muito!

    ResponderExcluir
  67. Gostaria de saber quantos dos irmãos acima já estudaram as Escrituras sagradas buscando a fonte principal (a Biblia Hebraica, na língua hebraica, e os originais Gregos)??? Quantos estão estudando as Bíblias traduzidas ao gosto do freguês. Existe um estudo do Prof. Severino Selestino (Universidade Federal da Paraíba), curso de Pós-Graduação em Religiões, sobre as traduções bíblicas.
    Procurem, estudem, não creiam segamente nas traduções que temos. Segundo o Prof. Celestino, mais de 25 traduções contém erros, que levam-nos a muitos enganos.
    Eu sou Espírita, e leio a Bíblia, hoje utilizo a Bíblia de Jerusalém, a mais ecumênica e menos errada na tradução.
    Precisamos lembrar que por mais de mil anos, a tradução foi feita única e exclusivamente pela igreja católica, e é dessa versão, que Lutero (lembrem que ele era Padre) traduziu e ele por perceber os erros começou o Protestantismo.
    O que nos falta é estudo e prática.
    Paz a todos.
    Antonio

    ResponderExcluir
  68. Realmente uma pena pessoas como você julgarem as pessoas, e não seguirem os preceitos do próprio Cristo, onde afirmou "Não julgueis pra não seres julgados".

    Infelizmente os evangelicos em geral se acham donos da verdade, são julgadores e preconceituosos, pois julgam a doutrina espírita sem ao menos tê-la estudado ou lido sobre ela.

    Uma pena, pois quando você descobrir que o mundo espiritual é real, você já estará dentro dele, e com certeza, depois de ficar muito tempo perdido, irá com absoluta certeza ser amparado por irmão seu, e espírita.

    Deus proteja sua mente preconceituosa e julgadora.

    ResponderExcluir
  69. Primeiramente peço ao senhor, amigo, mestre Jesus que abençõe a todos, independente de opinião e religião.
    Quero fazer um comentário breve. Que todos que forem soar seu verbo sobre tal assunto, que estude primeiro, que leia com dedicação cada palavra que explique sobre tal dúvida e depois disso tudo tire suas conclusões, não se alie a ignorância.

    Que o amado mestre abençõe a todas essas almas.

    ResponderExcluir
  70. "O Cristo não pediu muita coisa, não exigiu que

    as pessoas escalassem o Everest ou fizessem

    grandes sacrifícios. Ele só pediu que nos

    amássemos uns aos outros."

    (Chico Xavier)


    “amai-vos uns aos outros como eu vos amei.” (Jo 15, 12)


    Tudo passa...


    Todas as coisas na Terra passam.

    Os dias de dificuldade passarão...

    Passarão, também, os dias de amargura e solidão.


    As dores e as lágrimas passarão.

    As frustrações que nos fazem chorar... Um dia passarão.


    A saudade do ser querido que está longe, passará.


    Os dias de tristeza...

    Dias de felicidade...

    São lições necessárias que, na Terra, passam, deixando no espírito imortal

    as experiências acumuladas.


    Se, hoje, para nós, é um desses dias,

    repleto de amargura, paremos um instante.

    Elevemos o pensamento ao Alto

    e busquemos a voz suave da Mãe amorosa,

    a nos dizer carinhosamente: 'isto também passará'


    E guardemos a certeza pelas próprias dificuldades já superadas que não há mal que dure para sempre,

    semelhante a enorme embarcação que, às vezes, parece que vai soçobrar diante das turbulências de gigantescas ondas.


    Mas isso também passará porque Jesus está no leme dessa Nau

    e segue com o olhar sereno de quem guarda a certeza de que a

    agitação faz parte do roteiro evolutivo da Humanidade

    e que um dia também passará.


    Ele sabe que a Terra chegará a porto seguro

    porque essa é a sua destinação.


    Assim, façamos a nossa parte o melhor que pudermos,

    sem esmorecimento e confiemos em Deus,

    aproveitando cada segundo, cada minuto que, por certo, também passará.


    Tudo passa...

    exceto Deus.


    Deus é o suficiente!



    Chico pegou carona na Epístola de Paulo aos Coríntios: 'Tudo passa'. E
    escreveu uma das páginas mais sábias da literatura humana.


    Um texto que se aproveita a todas as religiões, a merecer reflexão
    profunda em face dos dias difíceis por que atravessa a Humanidade.


    Uma página de amor e esperança para os aflitos.

    (Chico Xavier)


    Como dizer que o espiritismo não é cristão ou que Chico não era cristão?
    Depois te tantas palavras prósperas, baseadas em ideais e fundamentos cristãos, talvez os pensamentos de alguns que tecem críticas a outras
    religiões é que não sejam "cristãos", e não se lembre de que nosso dever
    aqui é: AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E AMAR AO PRÓXIMO COM A TI
    MESMO... Por isso ame Chico, pelo menos como seu próximo, como ele te
    amou, porque amar não é só "amar", é respeitar, e se tem uma coisa que
    não faltou em Chico Xavier foi AMOR, e conseqüentemente respeito, a
    tudo, até mesmo religioso.


    Deus Abençõe a todos...sem diferença religiosa...

    ResponderExcluir
  71. Chico Xavier foi, é e será o legítimo
    exemplar de Cristão consciente, focado
    nos ensinamentos do Cristo.
    Jamais se ouviu de seus lábios qualquer crítica , calúnia ou inverdades
    aos que por malícia ou ignorância o
    "detonavam", muitas vêzes por pura inveja da sua real conecção com o Mestre Jesus.

    ResponderExcluir
  72. Ser cristão é atitude, não, rótulo. O que mais tem por aí é propaganda enganosa: fala do Cristo, mas não vivencia o que Ele ensinou. Só é cristão de verdade quem é bom, humilde. Nesse quesito, Chico Xavier ganha com folga de todos os que o criticam.

    ResponderExcluir
  73. BURROS E IGNORANTES
    VOCES SÃO A ESCÓRIA DO MUNDO.
    VOCES SÃO O QUE CHAMAMOS DE FALSOS PROFETAS
    CHICO XAVIER É UM ENVIADO DIVINO PARA OS SEUS OLHOS

    ResponderExcluir
  74. EU SOU JORGE E DIGO A VOCES

    BURROS E IGNORANTES

    PRATIQUEM O VOSSA RELIGIÃO COM A VOSSA FÉ E NÃO ENFIEM O NARIZ NA RELIGIÃO QUE NÃO CABE EM SUAS MENTES DOENTIAS

    ResponderExcluir
  75. BURROS E IGNORANTES

    EU SEI QUE VOCES NÃO IRÃO PUBLICAR AS MINHAS PALAVRAS POREM UMA COISA É CERTA :
    VOCES A LERÃO E QUE ELAS SEJAM O INICIO PARA SALVAR AS SUAS CONSCIENCIAS

    ResponderExcluir
  76. Meus queridos companheiros espiritas,venho perguntar-lhes: "Sera q vale a pena tentar explicar uma doutrina d amor desinteressado e reconhecimento d nossas responsabilidads perante a vida; a nossos irmaos q ainda dormem na ignorancia e preconceito,q preferem exaltar o poder do diabo ao inves do poder e amor d Deus Pai?"Pelas declaraçoes d nossos irmaos acima, fica bastante obvio de q todos estao "aptos a atirarem a primeira pedra"portanto fica claro tb q nao estao prontos para receberem e compreenderem os ensinamentos d nossa doutrina, e assim assumirem a responsabilidade por aqlo q colhem...Assim como nos tempos passados o medo é usado como mecanismo d controle e dominaçao....é muito mais facil dizer q as coisas negativas do mundo é obra do diabo do q fruto da mente ainda doente do homem??Preconceito nunca foi e nunca sera bom conselheiro!Até mesmo para criticar é preciso antes conhecer e compreender!!Portanto acredito q a melhor forma d convivermos bem com nossos irmaos evangelicos é amando-os como nosso Mestre Jesus nos ensinou,pois assim como um dia a Luz do Entendimento,da Responsabilidade e Amor Incondicional surgiu para nós...no momento certo tambem surgira aos demais...

    ResponderExcluir
  77. O conhecimento traz muita responsabilidade,e nao sao todos que estao preparados para assumi-la!É necessario q se compreenda as coisas por si mesmo e nao pela maioria!!Irmaos espiritas nao nos consideremos ofendidos e nao nos incomodemos com os julgamentos d nossos irmaos evangelicos,pois tambem assim o foi com nosso Amado Mestre Jesus qdo Ele veio para trazer seus ensinamentos,e nossos irmaos daqle tempo,por nao compreenderem e até mesmo por temerem a grandiosidade d Seus ensinamentos o levaram à Cruz.Ao inves d brigamos irmaos espiritas,lembremos q Jesus nao enfrentou ou discutiu com àqueles q o julgavam e humilhavam ao contrario, presenteou-os com a preciosa prece: "PAI,PERDOAI-VOS,ELES NÃO SABEM O QUE FAZEM!" é de nossa responsabilidade darmos o exemplo pois:"A quem muito é dado,muito será PEDIDO!"o entendimento q possuimos nao deve ser usado como veiculo d criticas,ofensas e discussoes...devemos seguir os passos de Jesus...ensinando atraves do EXEMPLO e do AMOR!

    ResponderExcluir
  78. É muito comodo achar q o simples fato d confessar a Jesus como unico e suficiente salvador "publicamente",é suficiente para serem salvos...assim nao precisam ajudar ao proximo,visitar os doentes,alimentar os famintos,compartilhar o q têm com aqles q nd possuem.....o mais hilario é pensar q o Deus q a TODOS criou e q igualmente a TODOS ama,tambem pensa da mesma forma!!se isso fosse o mais importante os mandamentos se iniciariam da seguinte forma:1º"Amarás ao Senhor teu Deus acima de todas as coisas" e 2º"CONFESSARÁS PUBLICAMENTE AO SENHOR JESUS!

    ResponderExcluir
  79. "Com certeza aqles q mais criticam,julgam e ofendem sao os q mais vacilam nos momentos de dor,pois construiram suas casas sobre a areia e ainda não trazem gravados em si o verdadeiro ensinamento do Divino Mestre ; sao prisioneiros das convençoes e aparencias socias,do orgulho e do egoismo,preocupam-se primeiramente com o q o pastor e os irmaos da igreja irão pensar d tal atitude,deixando desta forma passar preciosas oportunidades d aprendizado e crescimento moral e espiritual."

    ResponderExcluir
  80. Texto fraco, redundante e sem nenhuma evidencia concreta. Deixa eu perguntar uma coisinha nobre apedrejador: Sabe me dizer que foi o responsavel pela tradução da Biblia e por quais motivos??

    tudo que lemos neste "livro", foi impresso com um unico objetivo: "dominar as massas", o texto é verdadeiro? Não sei, pois eu nunca vi os originais, mas depois de tantas e tantas discussões sobre o tema, começo a duvidar da autenticidade. Porque não vemos os pergaminhos do mar morto? Onde estão os originais da Biblia, aqueles escritos em pedra?? Porque não temos acesso aos livros que ficaram de fora na biblia quando Constantino em seu Concilio com diversos governantes, inclusive o Papa, determinaram que evangélhos como de Maria Madalena, Felipe(irmão de Jesus)Judas, Tomé entre outros....A centenas de anos homens e mulheres são mortos e matam em nome de Deus pela "terra prometida". Um concilio foi criado por Constantino afim de "editar" o Livro sagrado, e determinar quem era ou não santo. Sabendo que Roma estava indo para o saco, eles mesmos acharam emlhor por fim nesse monte de deuses e fechar com um só Deus. pronto, controle de massas. Vcs, parecem que são mais inteligentes que isso, pesquisem, estudem e acima de tudo busquem a verdade com a mente aberta. Existe um Deus. Sim acredito que um ser superior criou todas as coisas, agora se o nome dele é Deus ou não ja não sei, mas chamo-no assim. não posso tomar como verdade absoluta um livro que tem dezenas de contradições, pelo principio basico que Deus não erra, não tem duas palavras e não é assassino. Logo não considero a biblia mais do que considero qualquer outro livro.

    Se conhecer a verdade ficará surpreso.

    Mais uma coisa: Deus amou sim o mundo e ama até hoje e todo aquele que crê no que Jesus disse sobre a vida após a morte, não pereceça, mas tenha a vida eterna. Tudo é a forma como se interpretam as coisas, mas todo bom evangélico sabe que a verdade é patentiada pelos seus "ungidos"


    Joguem suas pedras!!!

    ResponderExcluir
  81. Chico Xavier repetiu várias vezes que se ele pudesse, se tivesse autoridade, gostaria de colocar em cada cidade, em cada aldeia um letreiro com este ensino de Nosso Senhor Jesus Cristo: "Amai-vos uns aos outros". Não, Chico Xavier não era cristão...

    ResponderExcluir
  82. Meras criaturas ignorantes e inferiores no pensar e saber, julga algo que desconhece, julga algo meramente mediante um texto feito por um ser, que por toda via também ignora as coisas que estão à sua frente. Vivemos na condição exatamente onde o ser humano busca meios para conduzir outros seres a crenças, mas vale lembrar que o espiritísmo será a prova de unificação humana, muito em breve!

    ResponderExcluir
  83. Vcs evangelicos se dizem donos da verdade ne,Jesus nunca criticou uma religeão,ate entao era judeo,Jesus não criou uma religeão e nem disse que tal falava a verdade e somente aquela era a salvadora...sabe por que existe tanta difamção contra o espiritismo,o fiél sua todo dia o seu rosto para dar vidinha boa pro pastor,TA NA BIBLIA VIVERAS DO FRUTO DO TEU TRABALHO coisa que os pastores nao fazem né,vivem do suor do trabalho dos outros,não são os pastores que pregam que o cristão deve ser desapegado a bens materiais então por que eles nao se desapegam tbm,

    ResponderExcluir
  84. Engraçado. A Igrejas Evangelicas podem comprar Redes de Televisao, andar com malas de dinheiro e dizer sao para Deus, ter programas exclusivos em suas redes compradas com o dinheiro da Fé alheia, e a Rede Globo nao pode divulgar ou tratar do Espiritismo nas Novelas que rapidamente os Evangelicos se sentem atingidos...Eu so faço uma pergunta? Chico nao usou o dinheiro das vendas dos livros que era de seu direito, para comprar carros luxuosos, Mansoes, morreu na mesma casinha simples que viveu, doou tudo para instituçoes de caridade.Nao conheço nenhum Pastor Pobre/ Humilde, e digo isso porque sou irma de um. ele tem carro, Ap e nunca trabalhou, vive do Dizimo.
    nao se ve espiritas atacando essa ou aquela Religiao, mas os evangelicos estao sempre preocupados em ver os defeitos dessa ou daquela religiao ou Doutrina, como se Deus na sua infinita Misericordia e Justiça,tivesse estipulado que somente os Evangelicos que sao Seus Filhos; Graças a Deus ate nisso ele foi misericordioso, nos dando o Livre Arbítrio de escolhermos o que é melhor para cada um, procurando sempre nos melhoramos, olhando para nosso umbigo em primeiro lugar, ao inver de sempre ficar criticando e olhando para os defeitos do outro.

    ResponderExcluir
  85. nisto vos reconhecereis,por muito se amarem,amemo-nos uns aos outro e deixemos de lado a discórdia,o mundo está cansado de guerras.

    ResponderExcluir
  86. Chico Xavier, foi eleito em um programa de televisao de uma emissora que nao é a Rede Globo, como O MAIOR BRASILEIRO DE TODOS OS TEMPOS...com mais 70% de votos...Tenho absoluta certeza que o título nao importa a ele,nem lhe é útil porque a vida inteira se vestiu de humildade e amor...Mas pensem no que esse título traduz, no que esta subentendido. Meus irmãos, não importa a religião, que credo professas...o que importa realmente é o mandamento maior. " Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo , como a ti mesmo". E Chico Xavier seguiu esse mandamento.Defender pontos de vistas com a paixao que vejo aqui, se cada um que aqui comentou(inclusive eu), visitasse um hospital, um azilo, um orfanato...alimentasse um faminto...desse uma palavra de alento a um depressivo...ou mesmo tivessemos o princípio de civilidade que é a EDUCAÇÃO E O RESPEITO..."fazer ao outro, apenas o que gostariamos que nos fizessem"...estariamos sim, seguindo o mandamento de amor de Jesus...Pensemos nisso, quando partirmos dessa vida, não levaremos nada..e nossa arrogancia nos será inutil.."Não julgueis...compreendeis"....Só levaremos daqui o bem que fizermos ao próximo...e o que nos aproxima de Deus,é o amor. "Meus discipulos serão conhecidos...por muito se amarem"....
    Fiquem TODOS, na PAZ do Mestre Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  87. Ridico.
    Jesus não nos legou nenhuma religiao. Mas cabe a nós respeitarmos o nosso próprio de acordo com os caminhos que cada um escolhe.
    Independente da religião, ame a Deus sobre todas as coisas e ao teu próximo como a ti mesmo.
    Vergonhoso...

    ResponderExcluir
  88. Certinho,
    estou aqui prontíssima para criticar,
    coisa ridícula esse texto, esses evangélicos que não cuidam da vida :D
    Rayane

    ResponderExcluir
  89. O Espiritismo não é ser cristão?Então eu não sou cristã e nem sei disso....

    ResponderExcluir
  90. Tem razão: Edir macedo, silas malafaia, RR soares, waldemiro santiago, morris cerullo, mike murdok sao exemplos de Cristão....

    Criticar chico é fácil em um artigo de meia folha.. dificil é fazer melhor em 70 anos de dedicação ao amor ao próximo... procurem saber quem foi chico xavier e o que ele fez pelo próximo... formulazinhas mágicas e palavras nao salvam ninguem... só na cabeça de fanáticos religiosos... trabalhem em favor do proximo... confortando, esclarecendo, ao inves de atacar quem pensa diferente de voces.... o movimento evangélico esta se destruindo por dentro basta acompanhar a rivalidade entre os telepastores... enquanto isso a doutrina espirita cresce como nunca... cuidem do quintal de voces enquanto é tempo meus amigos :)

    ResponderExcluir
  91. ser cristão nos dias de hoje é usar a bíblia e Deus para tomar dinheiro dos fiéis e enriquecer nas custas da fé alheia com o falso dizimo
    ,então quer dizer que xico estava errado em deixar de ser rico pra ajudar o próximo.ah vão a merda criticar uma pessoa que só fez o bem aquele que não tiver pecado que atire a primeira pedra

    ResponderExcluir
  92. DEUS, tenha piedade e misericórdia de nós.

    Cada um com sua cruz, e creio cada um de vocês tem a sua e deveria se preocupar com a sua. Falar mal, criticar sem a intenção de ajudar, mas somente para impor sua visão, na maioria distorcida, isso que não é ser CRISTÃO.

    Jesus apontava para a única imagem verdadeira de Deus que é o próprio ser humano, criado à imagem d´Ele. E dizia: “o segundo mandamento é igual ao primeiro” - "Amarás, o Senhor teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o entendimento." (Matheus 22,39). O primeiro mandamento fala do amor a Deus sobre todas as coisas. O segundo diz: “Amar o próximo como a si mesmo!” Ele deu o exemplo. Viveu o que ensinou: “Prova de amor maior não há que doar a vida pelo irmão!” (Jo 15,13). Ele se identificou com a imagem de Deus que está nos pobres: “O que a um deles fizestes, foi a mim que o fizestes” (Mt 25,40). Quem recebe o pequeno, recebe a Jesus. Quem recebe Jesus, recebe o Pai (Mc 9,37).

    Hipócritas. Quem sois vós para julgar? Aquele que julga será julgado. Citam o velho testamento, como se soubessem interpretá-lo. Na verdade vós sois cegos, e precisam estudar, e terem olhos para ver, olhar e enxergar e ouvidos para ouvir e escutar. A Fé cega (ignorante, sem entendimento), não é a Fé que Deus espera de nós.

    Abraços fraternos,

    Eduardo

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item