681818171876702
Loading...

CAPACIDADE CRIATIVA OU ABERRAÇÃO INTERPRETATIVA?





Altair Germano




É brincadeira o que alguns pregadores estão fazendo com o texto bíblico, usando e abusando de alegoreses, tudo em nome de uma pseuda revelação espiritual na leitura texto sagrado. São verdadeira aberrações interpretativas, que fazem a própria Bíblia gemer.

Pregadores precisam entender, que como porta vozes de Deus, devem ser fiéis ao que o texto bíblico realmente diz, considerando as questões históricas e gramaticais, para só então fazer a devida aplicação, sem maiores apelações.

É incrível o que alguns conseguem fazer com vasos, panelas, peixe frito, fogueiras, camas, colunas, árvores, cachorros lambendo chagas, túnicas, varas, potes, etc.

Criatividade sem responsabilidade, em termos de interpretação e pregação bíblica, é algo muito sério. Dizer o que Deus não disse na Bíblia, é agressão, deturpação e manipulação textual. É falta de temor.

Longe de demonstrar capacidade criativa, o que os tais pregadores/ensinadores fazem, são, na realidade, aberrações interpretativas.

Esse tipo de alimento não nutre a igreja, só enche barriga.

Leia sobre Interpretação Bíblica em:

A HERMENÊUTICA DE CALVINO (Martorelli Dantas)A HERMENÊUTICA DE BULTMANN (Esdras Bentho)HISTÓRIA DA INTERPRETAÇÃO CRISTÃ DA BÍBLIA (Monergismo)INTERPRETAÇÃO ALEGÓRICA Wikipédia)LUTERO AINDA FALA: UM ENSAIO EM HISTÓRIA DA INTERPRETAÇÃO BÍBLICA (Augustus Nicodemus)

Leia sobre abusos exegéticos e interpretativos em:

O SEU NOME NÃO É JÁ
PENSO
VERBORREIA EXEGÉTICA
PAPAGAIOS NÃO PENSAM



Fonte:  Altair Germano



Apologética 1658745379721756568

Postar um comentário

  1. valeu irmão, muito obrigado! O seu já está lá

    abraços

    ResponderExcluir
  2. Eu sinceramente n sei mesmo como nos dias de hj alguem se converte , fazem de tudo menos pregar a palavra , falam bonito, agridem outras religiões , miticismo , motivam as pessoas nos programas religiosos da Tv, vejo os tele pastores pregam os versículos da bíblia fora de contexto , tem festa gospel para dizer pra as pessoas n convertida que aqui é uma boa religião vejam tem ate jogo de luz atrativos são o que n faltam no G12 (igrejas em celulas) pra iludir principalmente os jovens, eu n sei onde tiraram tantos "lideres". se Jesus não voltar logo, será que achara fé na terra Lc 18:8.

    ResponderExcluir
  3. Bruno!
    Meu pastor me disse que a razão é Jesus. A igreja é dele. Fazemos tantas besteiras que não se sabe pq as pessoas se convertem. Jesus trablha.

    Acho que devemos é buscar a racionaldade, o evangelho puro e admoestar o insensato dando ao não crente o conhecimento de que há pessoas serias e que vale a pena ir a IGreja apesar das pessoas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danilo você escreveu que vale a pena ir à Igreja apesar das pessoas... Mas de que adianta ir à igreja e não ter misericórdia dos outros. Fica somente ocupando lugar na igreja!

      Excluir
    2. Misericórdia é preciso, mas isso não significa que a gente tem que ficar de beijinho com aqueles que a gente não tem algum tipo de intimidade ou algum tipo de amizade expontânea, soaria artificial. Existe gente de todo tipo dentro de uma comunidade religiosa. Temos a princípio as nossas preferencias e nos identificamos com aqueles que têm coisas afins em primeiro plano, o que seria o primeiro grupo mais próximo que são os amigos. Existe um segundo grupo que apesar de conhecermos não são tão próximos, todavia há algumas afabilidades, e existe um terceiro que não se permite ou até nós não o permitimos por motivos até de não se identificar por qualquer situação, pode até ser por algum tipo de antipatia, isso é real, e é daí que saem as famosas ‘panelinhas’. Existe um quarto grupo que eu chamo dos “conhecidos de longe” e os ‘invisíveis’, que são desconhecidos que estão ali na comunidade, mas ainda não os conhecemos ou aqueles que realmente não os vimos, que além de membros já arrolados, pode até ser novos membros ou até visitantes, e que por vezes estamos tão concentrados nas nossas panelinhas ou até porque a outra não esteja muito afim de se enturmar, não se permitiu ainda este encontro. Relações humanas não são fáceis em qualquer lugar e hoje em dia quando o tempo escasso, o individualismo e a desconfiança se dão as mãos, o congraçamento não é um exercício que fica fácil ou por outro lado se não houver empenho individual e esforço para nos aproximarmos, aí a gente se “trumbica”, como diz o velho guerreiro, o Chacrinha. Fazer novos relacionamentos, ser transigente e tolerante dá trabalho, mas a maioria de nós prefere ficar na zona de conforto dos semelhantes ou ficar indiferente achando algumas vezes que o diferente é um ilustre desconhecido que não vale a pena arriscar. Apesar dessas dificuldades vale a pena arriscar nos novos relacionamentos e também estabelecer tolerância daqueles que não nos são muito caros, porque eles tornam a vida mais rica e em se tratando de comunidade religiosa é oportuno.

      Excluir
  4. Mateus 5:18 Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.

    Gálatas 1:8 Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom!
    Embora eu nao tenha exatamente a mesma visao que o autor, admirei o texto, já vi cada coisa...

    ResponderExcluir
  6. Olá Danilo Fernandes !
    sem duvida alguma é por causa do nosso Senhor Jesus Cristo , isso foi apenas uma critica bem grosseira da minha parte , foi apenas uma indignação, acho eu que não estava no meu melhor e sim no mal dia , como dizer 1 Timóteo 2:5 só ha um mediador entre Deus e os homens; o homem Jesus Cristo. por isso a palavra desse ser pregada independentemente de quem pregue seja lobo ou ovelha Filipenses 1:15-19. Graça e paz

    ResponderExcluir
  7. Concordo com o autor em parte, pois a interpretação alegórica não segue regras hermenêuticas pré-definidas. Por exemplo, como imaginar que Agar e Sara são representações alegóricas, respectivamente, de Judeus e Cristãos, Jerusalém da terra e Jerusalém celestial; e, de onde Paulo tirou a ideia de que "Não atarás a boca do boi quando debulha", significava que Deus estava ordenando o salário dos que pregam e vivem pelo evangelho? Biblicamente falando, sabemos que tal interpretação alegórica provém do próprio Espírito Santo, e me, parece que este método era seguido para quase todos os textos do Velho testamento. Creio que deve haver sim um esforço interpretativo por parte dos interlocutores dos textos bíblicos,mas sem a ajuda do Espírito Santo, só serão meras palavras sem a força da Vida, que só o Espírito de Deus pode dar, conforme o autor aos Hebreus que confessa a respeito da interpretação sobre o véu do lugar santíssimo do antigo tabernáculo "dando a entender o Espírito Santo que...". E assim, vemos que não basta a hermenêutica humana, é necessária a cooperação divina!

    ResponderExcluir
  8. Acho que Calvino abusou da interpretação das escrituras!

    ResponderExcluir
  9. Caros irmãos,
    Não tem muito tempo que posto textos neste site. Postei muitos textos e é natural que quando erramos ou nos arrependamos tenhamos o direito de remover tais textos.
    Tenho enviado diversas vezes os pedidos ao site Genizah e nunca atenderam um único pedido meu. Os textos aos quais me refiro nada tem a ver com Evangelho. Nunca solicitei remoção de texto que eu tenha escrito sobre o Evangelho.
    Solicitações de outras pessoas são atendidas de prontidão. Há vários textos de outras pessoas removidos neste site.
    Peço desculpas, mas ainda preciso manter-me no Anonimato.

    Meu objetivo maior é o de preservar minha família.
    Eles removeram dois textos, a meu pedido. Mas só ficaram removidos por uns 30 dias e agora os textos estão de volta nas enquetes. Isto tem gerado um desgaste elevado para a minha pessoa, devido aos desdobramentos. Acredito que mereço um pouco mais de consideração por parte deste Site.

    ResponderExcluir
  10. They Don't Care About Me and

    For they all go after what is theirs, not after the things of Christ. Philippians 2:21

    ResponderExcluir
  11. Porque o juízo será sem misericórdia sobre aquele que não fez misericórdia; e a misericórdia triunfa do juízo. Tiago 2:13

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item